Golpe do WhatsApp promete saque de dinheiro esquecido no Banco Central

Fontes alerta para o cuidado com os gatilhos mentais, que são peças-chave em ataques de engenharia social

Golpe do WhatsApp promete saque de dinheiro esquecido no Banco Central | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagens, links e informações que prometem consultar e até sacar via pix valores disponíveis em bancos. O Banco Central lançou uma ferramenta que permite o resgate de valores esquecidos em instituições financeiras. No entanto, a ferramenta não suportou a quantidade de acessos e foi tirada do ar pelo BC e deve ficar disponível apenas depois do dia 14 de fevereiro.

Usando elementos visuais e termos como "registrato" no nome do domínio, golpistas aproveitam a tendência de interesse pelo tema para tentar atrair usuários para sites falsos, que podem infectar o seu dispositivo com um vírus, malwares, roubar dados e até convencer a vítima a enviar dinheiro. Parte da mensagem que leva para o site falso diz: "Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instantâneo via pix, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram!".

A plataforma Site Confiável, que ajuda consumidores a verificarem páginas para evitarem golpes, identificou uma tendência nas buscas por sites que contenham o termo "registrato" nos últimos 30 dias. Foram 2.367 buscas que levam a pelo menos seis sites diferentes, mas que usam as mesmas táticas para aplicarem os golpes.

Divulgação - Golpe promete saque de dinheiro esquecido do Banco Central

Algo que é comum nesses sites é o tempo de existência, sites que foram criados recentemente e possuem em média 10 dias de vida. Para Alessandro Fontes, co-fundador do Site Confiável, esses endereços eletrônicos são descartáveis, pois com pouco tempo são catalogados em listas de empresas de segurança ou denunciados nas empresas de hospedagens.

A partir disso os navegadores começam a emitir alertas de risco aos usuários, quando tentam acessar o site. Por isso os criminosos mudam o domínio ou nome do site para continuar a prática.

Fontes alerta para o cuidado com os gatilhos mentais, que são peças-chave em ataques de engenharia social.

"Se recebeu uma mensagem, que deixou curioso, com senso de urgência, com uma percepção de vantagem exclusiva… pare, pense e pesquise sobre o que acabaram de enviar em seu WhatsApp. Pode ser um golpe", adverte.

Jamais compartilhe seu código de segurança: o código de segurança, que geralmente é encaminhado via SMS para o número de celular, é a principal forma de ativar o WhatsApp em um outro dispositivo. 

Ative a verificação em duas etapas: está é mais uma camada de segurança, onde o golpista, mesmo com seu código de segurança, não conseguiria ativar o WhatsApp em novo dispositivo. Isso pode ser feito nas configurações do aplicativo.

Jamais compartilhe seu código de segurança: o código de segurança, que geralmente é encaminhado via SMS para o número de celular - Foto: Pixabay

Proteja seus dados pessoais: permita que apenas seus contatos tenham acesso a foto do perfil. O ajuste pode ser feito nas configurações (Configurações > Conta > Privacidade).

Desconfie de pessoas pedindo dinheiro ou doações: algum contato pediu para depositar dinheiro? Desconfie e tente ligar ou falar com a pessoa pessoalmente para confirmar a informação.

Não seja curioso: te encaminharam uma corrente pelo aplicativo cujo texto provocou curiosidade? Tenha cautela, pesquise no Google sobre a notícia e evite clicar em links encaminhados.

Coloque senha no seu smartphone: para o caso de perda do smartphone é importante ter uma forma de bloqueio para proteger os dados.

Não clique em qualquer link: recebeu um link de atualização cadastral bancária, promoção, sorteio, acesso a benefício, vacina e até pesquisa? Cuidado, pode ser um golpe.

Ficou em dúvida? Pesquise no Google: a plataforma pode ajudar a identificar golpes, que já possam estar circulando a certo tempo. Através de notícias e sites que estejam falando do assunto. Se ficou na dúvida. Pesquise.

Mantenha seu WhatsApp atualizado: é importante atualizar a versão do seu aplicativo, para que tenha acesso a correções de vulnerabilidades e brechas, que foram corrigidas pela empresa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES