Gordura abdominal prejudica coluna e joelhos

Mesmo em casa, é possível fazer quatro exercícios simples e seguir algumas dicas de alimentação para acabar com o excesso de peso ao redor da cintura

| shutterstock/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A famosa gordura abdominal é um fator de risco para diversas doenças e ainda pode prejudicar a coluna, causando dores no joelho e atrapalhando, inclusive, a caminhada. E nesse período em que as pessoas que têm condições estão em suas casas na tentativa de diminuir ritmo de transmissão do coronavírus no Brasil, o espaço entre os lanches pode até diminuir, já o sedentarismo tende a aumentar, assim como os riscos que ele oferece à saúde. Mas aliando dicas simples de exercícios e também nutricionais é possível se livrar desse problema.

Esse movimento é muito necessário porque o aumento de gordura abdominal faz com que o abdômen se projete para frente, sobrecarregando a parte de baixo da coluna e levando a um aumento da curvatura lombar, chamado hiperlordose, explica a fisioterapeuta Gislaine Milena Marton.

A primeira dica da especialista para fazer sozinho em casa é "deitar com as pernas flexionadas e colocar uma mão em cima da região do umbigo. Depois, fazer uma expiração lenta e forçada (solta o ar), com a intenção de levar o umbigo para dentro, na direção das costas, o que irá ativar do músculo transverso abdominal. Repita cinco vezes", ela explica.

Shutterstock 

O segundo exercício consiste em, repetindo a mesma respiração do primeiro exemplo, levantar uma perna por vez, colocando-a no ar ainda flexionada a 90 graus. Dica três: "agora, repita a respiração, mas com as duas pernas flexionadas no ar, como se estivesse apoiando num banquinho", explica. O último passo é continuar na mesma posição, e a cada expiração lenta e forçada, como o primeiro exercício, esticar uma perna por vez no ar. Repita quatro vezes cada exercício.

"Além disso, todos os exercícios devem ser feitos usando essa respiração explanada e com um apoio para a cabeça - pode ser um travesseiro ou uma toalha enrolada sob o pescoço", completa.

A nutricionista Dra. Crislaine Brilhante também tem quatro dicas que, aliadas aos exercícios, ajudam a perder a gordura abdominal. "Comece trocando a margarina e óleos refinados, por manteiga, azeite de oliva para cozinha e o extra virgem para saladas e preparações cruas", diz.

"A segunda dica é investir em castanhas, como as do Pará, amêndoas, nozes, castanha de caju. Terceira: insira as frutas secas funcionais no cardápio, como ameixa, damasco e cramberry. Por fim, chás também ajudam na diminuição de gordura corporal, principalmente os de cavalinha, de canela, chá verde e de gengibre", completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES