W. Dias assina termo de cooperação com BNDES para projeto do VLT

Agenda foi realizada em Brasília, onde o governador ainda se encontrou com o embaixador da Alemanha no Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias cumpriu agenda administrativa, nesta terça-feira (22), em Brasília, onde se reuniu com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), Gustavo Montezano. Na oportunidade, o chefe do executivo piauiense assinou o termo de cooperação que firma parceria na estruturação do projeto de Parceria Público Privada (PPP) do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Teresina.

Presente ao encontro, a superintendente de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc), Viviane Moura, comemora o acordo com o BNDES, instituição financeira reconhecida pelo mercado pela qualidade dos trabalhos técnicos apresentados nesta área. “Faz algum tempo que nós estamos conversando com o BNDES. Eles demonstraram total interesse em colaborar com nosso programa de PPPs. As primeiras reuniões de trabalho serão acertadas já na próxima semana. Além de um importante parceiro nessa estruturação, o banco tem toda a condição de avaliar a própria financiamento do projeto”, explica Viviane Moura.

“O objetivo é aproveitar uma estrutura já existente e investimentos que estamos fazendo a partir de um contrato de financiamento. Assim, o setor privado pode investir em uma iniciativa que vai permitir a integração do metrô, que faz uma meia-lua em direção ao bairro Renascença e retorna nas imediações do Terminal Rodoviário Lucídio Portela, em direção ao Centro Administrativo até chegar às imediações da Praça da Bandeira. Com isso, nós iremos viabilizar melhores serviços para a população”, diz o governador.

Com o BNDES também foram acertados outros importantes projetos. O primeiro, um apoio ao microcrédito a pequenos produtores, através da Agência de Fomento do Estado; a celebração do interesse do Banco no financiamento de arranjos produtivos no setor de caprinovinocultura, piscicultura e produção de mel; por último, um projeto destacado em promover a estruturação com sustentabilidade de parques ambientais como a Lagoa do Portinho, o Cânion do Poti e um conjunto de parques que estão sendo estruturado no Piauí.

Alemanha

Ainda em Brasília, o governador se reuniu com o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel. Importante parceiro comercial piauiense, o país europeu possui áreas de interesse comercial mútuos com o Piauí e objetivo é ampliar essa boa relação. “Foi um encontro muito amigável e útil. Tratamos sobre vários projetos concretos, no que diz respeito a colaboração econômica e investimentos no estado. Vamos organizar um encontro com nossa Câmara de Comércio e o banco de desenvolvimento estatal alemão (KFW). Falamos também sobre a viagem do consorcio da Amazônia legal, o qual o governador Wellington Dias fará parte representando o Piauí. Tenho certeza que essa será uma viagem bem sucedida”, comemora o embaixador.

“A Alemanha já é um importante parceiro do Brasil e também do Piauí. Nosso interesse é ampliar vínculos comerciais e sociais, fortalecendo a balança comercial; gerando oportunidades de investimentos, através de Parcerias Públicos Privadas; viabilizando projetos no setor de meio ambiente, uma vez que o Piauí segue as diretrizes do acordo de Paris; além de investimentos em turismo, com a possibilidade de implementação de voos charter”, projeta Dias.

 

Audiência com o embaixador da Alemanha, Georg Witschel




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES