Governador da Paraíba e 3 conselheiros do TCE são alvos de ação da PF

Ministro do STJ determinou também o bloqueio de R$ 23,4 milhões em bens dos investigados

Governador da Paraíba | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador da Paraíba, João Azevedo (Cidadania), e três conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foram alvo de operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira, suspeitos de participação em desvio de verbas públicas das áreas da saúde e da educação.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão, que autorizou os mandados de busca e apreensão, determinou também o bloqueio de R$ 23,4 milhões em bens dos investigados, para fins de reparação por danos morais e materiais.

De acordo com as investigações, o esquema ilícito teve início em 2011, quando Organizações Sociais (OSs) contratadas pelo governo passaram a direcionar os gastos de hospitais a fornecedores que, depois, repassavam parte do dinheiro a agentes públicos.

O esquema é apurado no âmbito da Operação Calvário, do Ministério Público Federal (MPF), que busca findar com uma suposta organização criminosa liderada pelo ex-governador Ricardo Coutinho. No ano passado, as investigações deste caso levaram ao afastamento de dois conselheiros do TCE.

Nesta terça-feira, apura-se a prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O ponto de partida foi a delação premiada que um empresário envolvido nas ilegalidades firmou com a Procuradoria-Geral da República (PGR). A operação contou com agentes na Paraíba, em Brasília e no Sergipe.

A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, designada da PGR para atuar em casos criminais em tramitação no STJ, também pediu a imposição de medidas cautelares a um advogado suspeito de integrar o esquema. O ministro Falcão determinou que ele não frequente o prédio do TCE, nem exerça a advocacia perante o órgão ou em contratos com outros en



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES