Governador do Piauí recebe empresa que iniciará estudo sobre o Parnaíba

As linhas sísmicas estudadas atingirão 1.600 quilômetros de extensão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador em exerc?cio, Wilson Martins, recebeu, nessa quarta-feira, 27, uma equipe de diretores da empresa Brain Tecnologia, ganhadora da licita??o para estudar o potencial de g?s e petr?leo da bacia hidrogr?fica do Rio Parna?ba. O estudo s?smico (uma esp?cie de raios X do subsolo), que aguarda apenas a licen?a ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos H?dricos (Semar) para ser iniciado, vai envolver 500 pessoas na regi?o de Floriano, abrangendo 22 munic?pios do Centro-Sul do Estado. As linhas s?smicas estudadas atingir?o 1.600 quil?metros de extens?o, e a ?rea toda a ser estudada abrange 33 mil quil?metros quadrados, o equivalente ao Estado de Sergipe.

A empresa mineira Brain Tecnologia, que se prepara para entrar em campo, ganhou uma licita??o lan?ada no fim de dezembro de 2007, pela Ag?ncia Nacional de Petr?leo (ANP), e agora apresentou o plano de trabalho ao governador em exerc?cio. ?H? uma expectativa de que em um prazo de sete a dez meses estejamos com esse estudo pronto para ser entregue ? Ag?ncia Nacional de Petr?leo e, a partir da?, prosseguir em um estudo em tr?s dimens?es (3D). Acredito que essa ? uma das sa?das deste Estado para trabalhar a produ??o da minera??o?, diz Wilson Martins.

De acordo com o diretor de Log?stica da empresa, Breno Scarpelli, foram surpreendentes a rapidez, a compet?ncia e o empenho tanto do Governo do Estado quanto da Ag?ncia para que o projeto sa?sse r?pido e de forma segura. ?Se o Governo do Estado n?o tivesse trazido esse projeto para o Piau?, certamente haveria outros Estados querendo. Esse levantamento veio para o Piau?, gra?as ? compet?ncia do Estado junto ? Ag?ncia, nessa parceria que conseguiu empenhar verba, levantar o projeto e realmente soltar o primeiro levantamento s?smico feito no Brasil pela Ag?ncia Nacional de Petr?leo?, diz o diretor.

"Esse estudo vai subsidiar, sobretudo, a capacidade que temos naquela bacia, a uma profundidade de cinco quil?metros, para prosseguir com a possibilidade de fazer uma prospec??o", revela Breno Scarpelli. ?O empreendimento vai gerar 500 empregos diretos e deve absorver cerca de 50% desse potencial com m?o-de-obra local. Como se trata de um trabalho altamente especializado, temos uma equipe em stand by treinada pela empresa e com forma??o necess?ria para desenvolver o trabalho?, explica.

Segundo Wilson Martins, essa ? uma luta que o governador Wellington Dias tem travado desde o in?cio de seu primeiro governo, e o presidente Luiz In?cio Lula da Silva tem dado seu aval na ANP. ?Hoje temos a satisfa??o de receber a visita da empresa, que vai come?ar agora os estudos das linhas s?smicas de Floriano e do M?dio Parna?ba, numa ?rea de 33 mil quil?metros quadrados. ? uma ?rea muito maior que o Estado de Sergipe?, compara o governador em exerc?cio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES