Covid-19: Wellington Dias anuncia novas medidas nesta quinta (30)

Dentro da lógica do trabalho que vem sendo realizado, Wellington Dias destacou o isolamento social como o principal ponto a ser executado.

Governador | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias apresentou, nesta quarta-feira (29), por meio de suas redes sociais, o cenário da Covid-19 no Piauí e reforçou as medidas adotadas até agora para o enfrentamento da doença causada pelo novo coronavírus. Até o momento, o estado está com 454 casos confirmados, 24 óbitos e 129 altas médicas.

No dia 30 de janeiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) despertou atenção do mundo inteiro quando declarou Emergência em Saúde Pública em virtude do avanço de um novo coronavírus. Desde então, alertas foram dados e o Piauí começou a buscar informações e medidas adequadas, tais como o isolamento social, o fortalecimento da rede de saúde, o desenvolvimento de ações sociais e econômicas, além do reforço na segurança.

Dentro da lógica do trabalho que vem sendo realizado, Wellington Dias destacou o isolamento social como o principal ponto a ser executado. “É a base para evitar a rápida propagação do vírus e dar tempo ao estado para garantir mais leitos e equipamentos no tratamento da população. A vida inteira trabalhei para estimular a economia e não é fácil adotar medidas como essa, mas a vida de cada ser humano é o que mais importa nesse momento”, disse o governador.

Para o fortalecimento da rede de saúde, o chefe do executivo estadual destacou a ampliação do número de leitos exclusivos para Covid-19, a garantia de equipamentos de proteção para profissionais que atuam na linha de frente, a ampliação do número de testes para todos os municípios, a contratação de novos profissionais de saúde e a utilização do aplicativo Monitora Covid-19.

Há também a lógica do trabalho social, com ações de proteção aos que mais necessitam. “Neste sentido, o programa Auxílio Merenda em Casa foi criado, além do Auxílio Psicológico on-line, criação de abrigo para pessoas de rua, distribuição de kits de alimentos e higiene para famílias carentes e suspensão do corte de água, luz e outros serviços essenciais”, destacou Dias.

Quanto às ações econômicas, o governador lembrou que foi reduzido o ICMS para venda de álcool em gel e máscaras; concedida linha especial de crédito para empresas com a Agência Piauí Fomento; prorrogação do desconto no IPVA; parceria com o Banco do Brasil para concessão de novos créditos; criação do site e aplicativo Piauí Delivery. Na área da segurança, foram colocadas barreiras sanitárias nos pontos de divisa do Piauí com outros estados, fiscalização de estabelecimentos para cumprimentos do isolamento social e reforço do policiamento nas ruas para evitar crimes em tempos de quarentena.

Reprodução/ Youtube

Por fim, o governador falou da retomada das atividades e pediu à população que continue em casa. O decreto que define o isolamento social terá vencimento nesta quinta-feira (30), por isso, Wellington Dias anunciará novas medidas no mesmo dia. “Tenho pensado na retomada das atividades, mas ainda não é o momento adequado. Estamos, hoje, com mais de 5 mil mortos no país. Já ultrapassamos o número de óbitos da China e estamos entre os dez países com mais casos confirmados e ainda há as subnotificações, que são pessoas que não foram testadas, que não deram entrada na rede hospitalar e os assintomáticos. Quem fez flexibilização ou adotou medidas tardias teve uma explosão de casos. Queremos evitar isso no Piauí. Então, peço que todos colaborem e fiquem em casa”, alertou Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES