Governador lança o 1° Festival da Cajuína do Piauí

O evento ocorrerá no período de 25 a 27 de novembro deste ano, no Complexo Cultural Praça Pedro II

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias lançará oficialmente o 1° Festival da Cajuína do Piauí nesta quinta-feira (29), às 10 horas, no Salão Azul do Palácio de Karnak.

O evento ocorrerá no período de 25 a 27 de novembro deste ano, no Complexo Cultural Praça Pedro II, e será realizado pela Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Estado do Piauí (Cajuespi). O 1° Festival da Cajuína tem como objetivo promover o produto tipicamente piauiense em nível estadual e nacional. O evento contará com o apoio do Governo do Estado, através de órgãos como o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PI) e a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Piauí (Sebrae-PI), entre outros parceiros.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste também apoiarão o festival. Além da divulgação da cajuína, o festival tem como objetivo valorizar “a cultura extrativista, alimentícia, industrial e tecnológica do caju”.Segundo o presidente da Cajuespi, Lenildo Lima e Silva, o 1° Festival da Cajuína será realizado com o objetivo também de agregar valor à produção do caju, incentivar o cultivo do caju e a elaboração da gastronomia e de bebidas a partir deste fruto.

O evento igualmente objetiva possibilitar o incremento e o incentivo da industrialização. Shows, stands e cajuína A expectativa dos organizadores é a de que o 1° Festival da Cajuína do Piauí seja um sucesso de público, já que a respectiva programação inclui palestras sobre a cajuína, oficinas em torno da produção da cajuína, feira de produtos, com stands e praça de alimentação, e ainda shows de grandes artistas, como os humoristas João Cláudio Moreno e Wagner Ribeiro, o grupo musical Valor de PI e os cantores e compositores Lázaro do Piauí e Frank Aguiar.

Haverá ainda o Concurso Garota Cajuína, com a presença da modelo piauiense Gisele Soares, conhecida como Cajuína, que participou do programa Big Brother Brasil (BBB) da Rede Globo. A programação cultural do evento será concluída com show de Frank Aguiar, previsto para o dia 27 de novembro, a partir das 20h30.

Para o presidente da Cajuespi, a divulgação da cajuína através da realização do festival é uma forma de promover o Estado, segundo maior produtor. Com área estimada de 179 mil hectares de cultivo do caju e 20 agroindústrias de beneficiamento da amêndoa da castanha de caju, o Piauí se prepara para expandir fortemente as atividades econômicas em torno deste arranjo produtivo, hoje fator de geração de renda e empregos para milhares de famílias piauienses.

A meta é exportar cada vez mais para os mercados nacional e internacional a cajuína, a castanha de caju, o suco e outros produtos derivados do caju.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES