Governador Wellington Dias visita Hemopi e faz doação de sangue

O Hemopi continua precisando de bolsas e adotou o sistema de agendamento nesse período de isolamento social.

Governador faz doação de sangue | Divulgação CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Governador faz doação de sangue (Foto Divulgação CCOM)

O governador Wellington Dias esteve na manhã desta terça-feira (21) visitando o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). Na oportunidade, o chefe do executivo estadual também fez doação de sangue. Desde o início da pandemia do coronavírus, o Hemopi apresentou uma queda nas doações de sangue. Algumas campanhas foram realizadas para levar piauienses de forma segura aos centros de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano.

“Hoje eu vim ao Hemopi doar sangue, esse gesto tem a ver com esse momento do coronavírus, o momento em que muitas pessoas deixaram de doar e isso terminou dando uma baixa nos estoques de sangue. Faço um pedido a todos vocês: doem sangue, conversem com seus amigos e familiares. É um gesto que salva vidas e nós temos profissionais habilitados no Hemopi para fazer isso com total segurança para sua saúde e para a saúde de outras pessoas”, disse o governador Wellington Dias.

Segundo o diretor do Hemopi, Jurandir Martins, desde o último mês de março quando começou o surto da pandemia do coronavírus houve uma redução em termos de doadores de sangue em todo país e no Piauí. “Aqui no Hemopi, ativamos um plano de contingência que é uma série de ações no intuito de recuperar essa perda. Já estamos conseguindo elevar nossos números de doações graças ao espirito solidário do povo piauiense”, disse o diretor.

Ainda segundo Jurandir, várias estratégias foram elaboradas com o objetivo de fazer essa recuperação em estoque de bolsas de sangue. “Uma delas foi o agendamento da doação, tanto em Teresina quanto no interior do Estado em que o candidato pode ligar ou mandar uma mensagem para agendar dia e horário de melhor conveniência para ele”, explicou Jurandir Martins.

Todo o funcionamento do Hemopi é regido por notas técnicas do Ministério da Saúde. Jurandir Martins esclarece ainda que os candidatos que viajaram por um período de 14 dias tiveram sintomas de gripe comum e covid-19 estão inaptos à doação por um período de 90 dias. “É importante dizer que não há registro de transmissão do coronavírus através de transfusão de sangue e nem se adquire vindo doar sangue”, concluiu.

Em Teresina, as doações podem ser agendadas por meio do telefone (86) 9 8894-6614. Nos Hemocentros Regionais de Picos (89 3421-0704), Parnaíba (86 9 8894-7159) e Floriano (89 9 8801-1984 ) as doações também podem ser agendadas para evitar aglomerações e garantir mais segurança para quem sai de casa para doar sangue.

Veja os requisitos básicos para ser doador de sangue:

– Estar em boas condições de saúde ;

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos podem imprimir o termo de consentimento no site www.hemopi.pi.gov.br);

– Pesar acima de 50kg;

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

– Não estar em jejum. Evite alimentos gordurosos 4h antes da doação;

– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES