Governadora Regina Sousa visita Núcleo de Formação em Energias Renováveis

Durante a visita, a governadora conheceu as salas e equipamentos dos complexos de Energias Renováveis e de Telecomunicações

Regina sousa | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (21), a governadora Regina Sousa (PT) realizou uma visita técnica ao Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (Nufperpi), no Centro de Formação Antonino Freire, no bairro Matinha, zona Norte de Teresina. Na ocasião, também foi lançado o edital SISU (Sistema de Seleção Unificada) 2022.2 com 1.965 vagas distribuídas em 56 cursos superiores da UESPI.

Durante a visita, a governadora conheceu as salas e equipamentos dos complexos de Energias Renováveis e de Telecomunicações. O espaço, resultado de um retorno social das Concessionárias do Projeto de Energia Limpa do Estado do Piauí, é um laboratório de qualificação de alunos dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica.

Governadora Regina Sousa visita salas do NUFPERPI (Foto: Raissa Morais)

As atividades desenvolvidas atendem empresas, aprimoram as tecnologias em energias renováveis e capacitam jovens e adultos. “Estou maravilhada com todas essas tecnologias. Cada espaço mostra que o Governo do Piauí tem investido na educação do seu povo e tem se preparado para implementação de tecnologias que nos prepararam para hoje e para o futuro”, falou Regina Sousa.

Sala com sistema de geração hidrelétrica (Foto: Raissa Morais)

Para coordenador do Núcleo, o professor Juan Aguiar, o espaço foi criado para ampliar a educação e qualificação de profissionais. Segundo Juan, mais de 200 alunos já concluíram capacitação no Nufperpi.

"Esse espaço foi uma necessidade, uma demanda de mercado de empreendimentos em energias renováveis que estão chegando agora. Além disso, também foi pensado para suprir as necessidades da nossa comunidade acadêmica externa, que é uma formação de mão de obra especializada. Hoje, já capacitamos mais de 200 pessoas e queremos abrir espaços para mais cursos", relatou.

A estudante do curso de engenharia elétrica Izadora Silva, de 23 anos, viu no Nufperpi a possibilidade de crescer profissionalmente na área em que estuda. "O núcleo surgiu para agregar alunos, tendo em vista que o Piauí é referência no potencial energético em todo o país. Para mim, é de suma importancia participar dos projetos e experimentos que eu já aprendo na UESPI, é como se tudo isso me preparasse ainda mais", falou.

O estudante Riquelme Santos, do 3º período de Engenharia Elétrica da UESPI, desenvolveu um protótipo de fogão movido a energia solar. O projeto tem o objetivo de beneficiar famílias de baixa renda de Teresina prejudicadas pelo aumento do valor do botijão de gás, além de também economizar a energia elétrica, utilizando uma fonte renovável.

Sisu 2022.2

Durante solenidade no Centro de Formação Antonino Freire, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) lançou nesta terça-feira (21) o edital para ingresso no 2º semestre letivo de 2022 em cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022. São 1.965 vagas distribuídas em 56 cursos superiores nos 12 campi da universidade. Na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDpar), são ofertadas 440 vagas. 

O resultado da chamada regular acontece no dia 06 de julho. Já a matrícula dos candidatos aprovados acontecem de 13 a 18 de julho.

A seleção dos candidatos às vagas será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) edição 2021. O candidato poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções. A UESPI reserva 50% do total das vagas ofertadas para ações afirmativas do sistema de cotas, política citada pelo secretário de educação Ellen Gera como uma das principais plataformas de combate à desigualdade.

Evandro Alberto de Sousa, reitor da UESPI, enfatizou que os estudantes devem ficar atentos aos prazos e documentos solicitados no momento da inscrição. "A meta agora é acompanhar, feita a inscrição pelo Sisu, coloque a sua opção de curso, acompanhe o processo e se prepare. Estamos ofertando mais de 2 mil bolsas, 400 monitorias e fornecendo apoio ao estudante de baixa renda", falou.

As opções de cursos estão elencadas no quadro de vagas do edital, assim como o perfil de cada um. Ao fazer a escolha, o candidato poderá alterá-la diretamente no sistema eletrônico, por meio de login e senha, até as 23h59min da data de encerramento das inscrições.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES