Governadores cobram ações integradas para combater a insegurança

A reunião ficou marcada para o 27 de outubro em Rio Branco

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De iniciativa do governador do Acre, Tião Viana, que levou a pauta da Segurança Publica ao Fórum dos Governadores do Brasil chamando  os governadores  à  articularem e trabalharem por um pacto entre União e Federação contra a falta de segurança no país, que nesta quarta-feira, 20, juntamente  com o Governador do Piauí, Wellington Dias tiveram agendas em Brasília articulando uma grande reunião entre todos poderes da federação  e de países que fazem fronteira com Brasil, para tratar do tema.

A reunião ficou marcada para o 27 de outubro em Rio Branco no Estado do Acre. O encontro irá discutir a complexidade que envolve a questão da violência no país e uma política de segurança de abrangência nacional de forma  articulada e  integrada .

“ O assunto para nós é emergência nacional, o problema do narcotráfico e a fragilidade de fronteiras que nós temos no Brasil. 93% da cocaína do mundo são feitas, hoje,  no Peru e Bolívia e encontram nas fronteiras abertas  da Amazônia e no depositário dessas drogas antes de se deslocarem para Europa e Asia, exatamente o Rio de Janeiro, São Paulo e as grandes cidades brasileiras como opções fáceis de trafico  drogas. Junto as drogas entram armas e munições . Esses problemas se expressam também nos presídios , no aumento da violência, dos homicídios e no comprometimento de gerações inteiras na caminhada em direção ao futuro” disse Tião Viana.

Para o governador do Acre, Tião Viana, o Estado Brasileiro deve-se comprometer com a questão da Segurança como uma questão prioritária ou as consequências serão muito danosas para o Pais.

O Governador do Piauí, Wellington Dias,  defende  que o Estado Brasileiro possa  trabalhar com as experiências exitosas já tidas no país, como as da Copa do Mundo e Olimpíadas, onde no Brasil foi possível integrando todas as forças: armadas, PF, PRF e as forças de seguranças dos Estados – segurança e justiça, se realizar os maiores eventos mundiais no Pias com êxitos, deixando assim, inoperantes as forças do crime organizado.

“Queremos um plano para atuar de forma integrada, emergencial e definitiva para um dos problemas mais graves do Brasil, que é a falta de Segurança. O objetivo é de criar as condições de ter  um comando único, um projeto único, INTEGRADO, onde se possa, assim, sufocar o crime que hoje sufoca a sociedade brasileira.” Finalizou o governador do Piauí, Wellington Dias

Governadora de Roraima também se manifestou: “ Muito importante essa pauta das fronteiras ,  só eu sei o quanto o meu Estado está vulnerável com esse grande fluxo migratório da Venezuela , entra gente de toda espécie .Ausência de uma política  firme e integrada  para as fronteiras é o que vivemos . Fronteira  e PCC é o ambiente perfeito para o crime organizado prosperar . Nós Estados não temos como ganhar essa  guerra sem o Governo Federal se envolver e ajudar . disse Suely Campos.                        

Confirmaram presença na reunião:

O Presidente Michel Temer,  os seis governadores da Amazônia colombiana, cinco do Peru e dois da Bolívia - áreas de fronteira, a Presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lucia, o Presidente do Congresso, Eunício Oliveira, o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia,  a Procuradora Geral da Republica, Raquel Dodge, Ministros ligados à área de Segurança,  o Chanceler do Brasil, Aluísio Nunes, os Chanceleres dos Países  do Peru e Bolívia, bem como os 27 governadores dos Estados Brasileiros, os Tribunais de Justiça  e os Ministérios Públicos dos Estados.

Os Presidentes do Senado, Eunicio de Oliveira e da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, além de confirmarem presença, se comprometeram de logo  que se passar a discussão da Reforma Politica no Congresso Nacional , irão trabalhar por uma agenda de pauta nas duas casas prool a Segurança Publica Nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES