Governadores criam agência para Rota das Emoções

Governadores criam agência para Rota das Emoções

Governadores criam agência para Rota das Emoções | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os governos do Piau?, Cear? e Maranh?o firmam mais um passo para a consolida??o da Rota das Emo?es (Delta do Parna?ba, Jericoacoara e Len??is Maranhenses). Na pr?xima quarta-feira (13), ?s 10h, em Camocim (CE), ser? assinado o contrato para a cria??o da Ag?ncia de Desenvolvimento Regional Sustent?vel, ?rg?o que vai operacionalizar as a?es tur?sticas nos tr?s destinos.

De acordo com o secret?rio de Turismo do Piau?, S?lvio Leite, com a cria??o da ag?ncia que funcionar? em Parna?ba, os tr?s Estados v?o planejar e executar, juntos, estrat?gias para o turismo na Rota das Emo?es e dos 12 munic?pios que fazem parte do roteiro integrado, sendo quatro deles em cada Estado. ?Os do Piau? s?o Parna?ba, Lu?s Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande.

"Com a cria??o da ag?ncia iremos gerenciar as atividades necess?rias para a infra-estrutura da Rota das Emo?es e carrear os recursos que sejam necess?rios?, disse Silvio Leite.

O contrato que ser? assinado vai definir as regras do cons?rcio entre os tr?s Estados e tamb?m estabelecer o modo de funcionamento da Ag?ncia de Desenvolvimento. Entre as ?es que ser?o desenvolvidas por meio da entidade est?o ? qualifica??o profissional, divulga??o e promo??o das tr?s rotas (Delta, Jeri e Len??is) e melhoria da infra-estrutura. Dentre as demandas na ?rea estrutural est?o obras de estradas, saneamento, refor?o energ?tico e aeroportos.

O estatuto de funcionamento da Ag?ncia e um plano de a??o j? foram formulado por t?cnicos dos tr?s Estados e Sebrae. O protocolo de inten?es desse cons?rcio foi firmado pelos tr?s governos, em abril de 2007, em Parna?ba (PI). Em julho do mesmo ano, foram definidos prazos para a formata??o do estatuto e das a?es previstas, durante reuni?o realizada na Secretaria do Turismo do Estado do Cear? (Setur).

De acordo com o governador Wellington Dias, para o turista n?o h? fronteira, e a divis?o por um rio ou uma serra ? o que menos importa para quem sai do Rio de Janeiro ou da Europa. "Por isso, nesse roteiro, o ponto mais importante ? o trabalho integrado e essa maturidade entre os tr?s Estados, que criam um cons?rcio in?dito no Pa?s contemplando 12 munic?pios em cada estado?, frisou.

Como ser? a ag?ncia

A Ag?ncia de Desenvolvimento Regional Sustent?vel ser? uma empresa interestadual que vai funcionar na sede do cons?rcio, em Parna?ba. A institui??o ser? custeada pelos tr?s Estados e funcionar? como gerenciadora de toda a regi?o. Cada ?rg?o representativo do turismo do Piau?, Cear? e Maranh?o vai indicar representantes para compor o conselho. O Piau? vai fazer isso em harmonia com os quatro munic?pios da regi?o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES