Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Governadores discutem pautas prioritárias e imunização do país

Governadores tratarão de pautas comuns às três regiões do País

Compartilhe

Governadores das regiões Norte e Nordeste elaboraram uma agenda preparatória sobre pautas comuns aos estados. O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, diz que essa agenda foi criada a partir de um trabalho integrado. “Acertamos a retomada de pautas voltadas para concretizar rapidamente a garantia de vacina e as devidas condições de vacinação para nosso povo a partir de janeiro de 2021, priorizando o Plano Nacional de Imunização”, disse o gestor, acrescentando que os governadores das regiões Norte e Nordeste defendem a prorrogação do Decreto da Calamidade para garantir instrumentos e condições financeiras para enfrentar os desafios da pandemia, social e retomada da economia.

“Em janeiro, vamos agendar, em Brasília, um encontro para garantir o cronograma de vacinação, com definição de datas para cada etapa. Na sede do Consórcio do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, vamos também detalhar a pauta comum perante o Executivo Federal onde, além da vacina, vamos priorizar medidas para lidar com o setor social integrado, com o setor privado a fim de garantir a retomada dos investimentos público e privado para geração de emprego e renda”, explica Wellington. Ele diz ainda que haverá uma conversa junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) como solução para vigorar a Lei dos Royalties e Salário Educação/Fundef, além do Congresso Nacional, com a pauta federativa em andamento.

O governador do Pará, Helder Barbalho disse que a união dos governadores do Brasil e, especialmente, das regiões Norte e Nordeste é de grande importância para unificar propostas e contribuir para desenvolvimento do país. “A união dos governadores do Brasil permitiu, desde 2015, grandes vitórias, como a regra da Repatriação, negociação das dívidas, Lei Kandir e outras pautas de interesse do nosso povo. Em 2021, os desafios são grandes e vamos acertar uma pauta comum a partir deste encontro aqui no Pará e o diálogo de forma virtual com nossos pares, vamos avançar, de forma suprapartidária”, disse o gestor paraense.

Em janeiro, segundo Carlos Gabas, secretário executivo do Consórcio Nordeste, será organizado um encontro com equipes direção e equipes técnicas dos Consórcios da Amazônia (Norte), Nordeste e Centro Oeste, quando será definida pauta para os anos de 2021/2022. “Vamos tratar da implantação das equipes que vão coordenar cada tema de interesse comum aos Estados e Distrito Federal”, diz Gabas, esclarecendo que há pautas prioritárias para as três regiões e também outras pautas que serão trabalhadas pelo Fórum dos Governadores do Brasil.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar