Governadores do NE apresentam projetos a investidores de todo o mundo

Apresentação ocorre no Abdib Fórum Infraestrutura Regional, evento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina sedia, nesta quinta-feira (22), o Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste, evento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base. O encontro, realizado no Blue Tree Tower Rio Poty, reúne cerca de 300 investidores e conta com a participação de oito governadores do nordeste, além de gestores estaduais, ministros e autoridades federais. O fórum teve início às 8h e se estende até às 18h30.

O evento conta com um conjunto de apresentações de oportunidades, debates e de painéis temáticos para abordar as questões relacionadas aos setores de energia, transportes e logísticas e saneamento e resíduos sólidos. O objetivo é promover um diálogo qualificado com importantes agentes do setor público e privado em prol de uma agenda de ações com vistas ao estímulo dos investimentos na região nordeste.

Governadores Wellington Dias (Piauí) e Rui Costa (Bahia)

O governador Wellington Dias, anfitrião do evento, abriu a primeira sessão de diálogos com os governadores, apresentando as potencialidades e possibilidades de investimentos no Piauí. “É um evento que dará resultado, principalmente em dois aspectos. Hoje, mais empresas conhecem as oportunidades que aqui estão surgindo e elas poderão se associar às que já atuam pelo nordeste, por meio das rodadas de negócios. É esse caminho, junto ao Consórcio Nordeste, que abre as portas da região para investimentos do setor privado, que vão contribuir para ampliar a economia e gerar emprego e renda no Piauí”, destacou o gestor.

Para Flávio Dino, governador do Maranhão, a união entre poder público e privado pode alavancar a economia brasileira para um novo ciclo de crescimento, o que é fundamental para combater o maior problema brasileiro: a desigualdade social, que se expressa nas altas taxas de desemprego. “Precisamos trabalhar em torno de vários modelos institucionais. É claro que há esferas que pertencem exclusivamente ao poder público, outras que são somente do setor privado, mas temos uma vasta zona em que pode e deve haver interação entre capital público e privado. Isso se dá por meio das parcerias público-privadas, que é um caminho positivo para que haja a prestação de serviços públicos com mais qualidade para a população”, disse Dino. 

Governador FlávioDino (Maranhão) - Foto: Francisco Leal

Já para o governador da Bahia, Rui Costa, os estados nordestinos têm sido marcados por grandes inovações, inclusive na gestão pública, o que prova a sua capacidade técnica. Ele apresentou projetos de PPPs de sucesso nas áreas de mobilidade urbana, saúde, saneamento e infraestrutura. “O nordeste tem bons gestores, um excelente quadro técnico e vários projetos de PPPs na carteira. Esse trabalho integrado de chegar e mostrar que nessa região moram 55 milhões de brasileiros e que temos um grande potencial chama a atenção de empresários que querem investir em projetos mais estruturantes e em regiões que possam lhes dar uma taxa de retorno maior. E o objetivo é esse, chamar a atenção e mostrar um Brasil diferente, que tem potencial para continuar crescendo acima da média nacional”, pontuou o gestor.

Segundo o presidente-executivo da Abdib, Venilton Tadini, a finalidade é apoiar e trabalhar junto com os governos estaduais para conduzir diretrizes, propostas e projetos que sejam capazes de expandir os investimentos em infraestrutura. “Quando decidimos organizar este fórum, não pensamos apenas em um seminário, mas em organizar uma agenda de trabalho consistente e de longo prazo para impulsionar o investimento em infraestrutura no nordeste. Nossa missão está bastante conectada com a visão que temos sobre os benefícios da infraestrutura, que para nós é um vetor para o desenvolvimento sustentado, é sinônimo de crescimento, empregos, renda, oportunidades, saúde e educação”, afirmou Tadini.

 Presidente-executivo da Abdib, Venilton Tadini

Pela manhã, nove governadores apresentam as diretrizes e os programas estaduais para promover o desenvolvimento econômico e os investimentos em infraestrutura em três sessões plenárias. Na parte da tarde, estão programadas discussões setoriais paralelas para debater estratégias dos estados para energia, transportes e saneamento em conjunto com autoridades federais. O fórum conta ainda com painel para discutir condições de financiamento e garantia para os investimentos. Secretários e gestores estaduais encerram o evento apresentando projetos locais aos empresários e investidores.

Confira a programação: http://www.abdib.org.br/abdibforum_nordeste/#1556128200134-74d7bd8d-2279

Propostas regionais

O Fórum Abdib é uma das estratégias para engajar os setores públicos e privados em torno de diretrizes e sugestões incluídas na Agenda de Propostas para a Infraestrutura, produzida para dialogar com governos federal e estaduais.

Uma das propostas está na área de saneamento básico, no qual há posição por uma reforma regulatória que promova mais investimento privado para as áreas de água e esgoto e que tenha como base um modelo de concessão e prestação regionalizada de serviços. Na gestão de resíduos sólidos, a Abdib defende a adoção de uma arrecadação específica por meio de taxas ou tarifas para dar sustentabilidade financeira para a prestação ambientalmente adequada dos serviços a partir de aterros sanitários regionais. A Abdib defende também esforços públicos na despoluição de mananciais e construção de uma infraestrutura mais resiliente contra a escassez hídrica.

Na área de mobilidade urbana, a Abdib defende a instituição de autoridades metropolitanas de transportes para exercer o planejamento, a definição e investimentos e a operação dos serviços de transporte público de passageiros. Já para o setor de telecomunicações, a prioridade é a aprovação do PLC 79/2018, que atualiza a Lei Geral de Telecomunicações. Outra proposta é dar segurança jurídica às operações de securitização da dívida tributária parcelada dos entes públicos, o que pode trazer recursos tanto para investimento público direto quanto para servir de garantias para PPPs. Há um projeto de lei no Congresso Nacional.

Os setores de energia e transportes indicam diretrizes e propostas para atrair mais investimentos. Empresários querem aprovação de projetos de lei, revisões regulatórias, modelos setoriais dinâmicos e ações de mecanismos para aproveitar oportunidades de investimentos nos setores. Concessões de projetos rodoviários e aeroportuários de ativos estaduais também estão na lista de oportunidades.

Há ainda diretrizes e propostas para assuntos que impactam todos os setores de infraestrutura: segurança jurídica, planejamento de longo prazo, governança de agências reguladoras, modelo de financiamento e garantias, gestão socioambiental na infraestrutura, regras de contratação pública, procedimentos para desapropriações por utilidade pública, medidas para elaboração de estudos e projetos de infraestrutura e modelo de concessões.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Piauí 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES