Governadores do Nordeste celebra acordo para preservação de biomas

O governador e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, participou do lançamento do Plano de Ação Ambiental integrado realizado nesta segunda-feira (31/05).

Wellington Dias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, participou do lançamento do Plano de Ação Ambiental integrado e da assinatura do convênio entre o Consórcio Nordeste e o MapBiomas, na manhã desta segunda-feira (31). O ato reuniu governadores dos nove estados nordestinos, a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sádia Castro, além dos demais secretários estaduais do Meio Ambiente e o Comitê Científico Nordeste.

“Os nove estados celebraram um acordo de cooperação com o Consórcio Nordeste e vamos trabalhar o MapBiomas. O Nordeste tem a responsabilidade de cuidar de quatro grande biomas: região Amazônica, Cerrados, Semi-Árido (Caatiga) e Mata Atlântica. Vamos conhecer mais cada área, como preservar e conviver com essa natureza”, explicou o governador Wellington Dias.

O chefe do Executivo piauiense reafirmou o compromisso de todos os governadores com o povo nordestino e importância da integração em ações para promover a região. “Para mim, é uma satisfação muito grande ver todo esse esforço e trabalho realizados pelos gestores e suas equipes. O Nordeste precisa dessa unidade, dessa união e queremos a ciência presente em cada área. Foi assim na saúde (no enfrentamento à pandemia) e será assim no meio ambiente”, frisou.

 Assinatura do convênio entre o Consórcio Nordeste e o MapBiomas

O Plano de Ação Ambiental do Consórcio Nordeste está em acordo com as linhas internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) pela preservação da biodiversidade e restauração dos ecossistemas, tendo como objetivos a cooperação técnica; a instalação de observatórios para Zona Costeira e Marinha e para Caatinga; e a criação de um Fundo Ambiental do Nordeste, visando a estruturação de operações financeiras com base em ativos ambientais.

“Temos feito um trabalho para manter e preservar as nossas florestas nativas. Temos hoje a maior área de Caatinga preservada, que é um bioma que se regenera muito rapidamente. A cada dia, estamos aperfeiçoando nossa gestão para fazermos com que essa articulação entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade seja proveitosa para todos. O MapBiomas vai preencher uma lacuna que existe nesses estudos de observação da cobertura florestal, solos, recursos hídricos, plantio e queimadas”, disse a secretária Sádia Castro.

Governador Wellington Dias 

O Consórcio Nordeste trabalha, atualmente, com 18 câmaras técnicas instaladas para impulsionar e desenvolver a região, entre elas uma voltada para o Meio Ambiente, que tem como objetivo elaborar e encaminhar propostas de diretrizes e ações conjuntas para a conservação ambiental, a restauração dos processos ecológicos, o enfretamento do desafio climático e a promoção do desenvolvimento sustentável.

“O engajamento com a questão ambiental tem avançado no âmbito do Consórcio Nordeste e isso é muito importante por tudo que simboliza a necessidade do nosso compromisso com a defesa do meio ambiente”, destacou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Governador do estado do Piauí, Wellington Dias 

O Plano também visa um pacto pela restauração dos ecossistemas com a adoção de um Plano Regional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo na Costa, bem como ações articuladas de combate ao lixo no mar, dentre outros. A parceria entre o MapBiomas e o Consórcio Nordeste ainda será a base para a produção de dados e conhecimento estratégicos no controle, monitoramento, recuperação, planejamento e combate ao desmatamento ilegal.

“Sabemos que é um importante passo no sentido de estabelecermos um compromisso mútuo a fim de promovermos uma ferramenta com vistas a produzir informações e conhecimentos de interesse estratégico para o controle, monitoramento, planejamento ambiental econômico e social”, concluiu o governador de Pernambuco e coordenador da Câmara Técnica do Meio Ambiente do Consórcio Nordeste, Paulo Câmara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES