Governadores fecham acordo e querem 20% de recursos da União

Dias acredita que há um entendimento concreto entre os entes.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Efrém Ribeiro

O governador Wellington Dias (PT) participou, na terça-feira, do Fórum dos Governadores em Brasília para tratar da retenção que a União faz de parte dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O encontro contou com a participação do governador do Amapá, Waldez Goes, que representou a região Norte.

“O Nordeste já vinha tratando, porque foi a região com menos mudanças nas eleições, já que quase todos foram reeleitos, exceto o do Rio Grande do Norte. Agora estamos junto com os governadores da região Norte. Nós temos uma pauta em comum porque é no Nordeste e no Norte onde a receita do Fundo de Participação pesa mais. Por isso, nós tratamos disso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF)”, afirmou Dias.

Ele informou que os procuradores gerais dos Estados informaram que a União ainda tem uma semana para manifestar-se na ação impetrada no STF. Os governadores já têm uma agenda, com reunião em Brasília de negociação, envolvendo o Governo Federal, as Presidências das Câmaras dos Deputados para que cheguem a um entendimento.

De acordo com Wellington Dias, o Governo Federal tem interesse de concluir a votação de projetos porque está próximo do recesso. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) também está participando das negociações.

Wellington Dias falou que os governadores do Nordeste e do Norte chegaram a um entendimento, que dá um balizamento da proposta de estabelecimento de um patamar de 20% sobre o projeto de bônus sobre a assinatura.

Welllington Dias acredita que há um entendimento concreto entre os entes federativos no que diz respeito aos projetos que abordam o bônus de assinatura e a cessão onerosa de gás e petróleo. Para ele, as negociações podem ser concluídas nesta tarde.

“Chegamos a ter um entendimento que vai balizar as negociações de hoje a tarde, um patamar Ou seja, ganha todo o Brasil, ganha estados e municípios, uma nova fonte de recursos. Estamos abrindo mão que a União fique com 80% dos bônus de assinatura e todos os estados e os municípios com 20%. "Temos o interesse porque teremos o recesso nos próximos dias. De um lado, o governo quer concluir a votação das matérias. Temos o mesmo interesse. Queremos a participação dos recursos. Temos a presença dos municípios que também acompanham com os governadores. Essas agendas junto ao Congresso. Chegamos a um entendimento que nos oferece um balizamento e negociações. É um patamar de 20% sobre o projeto de bônus de assinatura e a União fica com 80%. E do outro lado a proposta que já se encontra na Câmara e coloca 30 pontos percentuais sobre a parte da cessão onerosa. Hoje a tarde vamos trabalhar para chegar ao entendimento. Temos outro ponto que o governo, para ganhar tempo, aceita contemplar estados e municípios se tiver o mecanismo do projeto não voltar mais de uma Casa para outra", falou Wellington Dias.

Duranta a tarde de terça-feira, governador Wellington Dias e outras representações estaduais e municipais, organizadas na Confederação nacional dos Municípios, participam de audiências com presidentes e líderes do governo na Câmara, com Rodrigo Maia, e no Senado, com os senadores Eunício Oliveira e Romero Jucá.

No fórum, Dias apresentou um resgate das propostas do que chama de principal pauta do povo brasileiro: a segurança. Durante reunião o governador do Piauí fez apresentação do "Planos para Segurança do Brasil", pauta construída nas instâncias do fórum.

O tema foi discutido e tratado como uma reunião preparatória para a reunião marcada para o dia 12.12 do Fórum dos Governadores do Brasil com o atual ministro da Segurança, Raul Jungmann e o futuro ministro, Sérgio Moro.

“Defendemos a implementação de um Sistema Único de Segurança e um Fundo da Segurança Pública para que possamos ter uma política de metas para combater o crime organizado. Essas medidas dão condições para a prevenção para garantir verdadeiramente uma política nacional como há com a Saúde e Educação, com conquistas para a área”, assinala Dias.

Wellington Dias lembrou que os governadores entraram com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que os estados do Norte e Nordeste, que se dizem mais prejudicados com a ação da União, possam ser recompensados.

"Temos uma pauta comum do Norte e Nordeste onde as receitas do Fundo de Participação pesam mais. Tratamos das ações junto ao Supremo. A União tem um prazo até a próxima semana. É melhor esperar uma manifestação da União. Temos uma agenda de negociações com as presidências das Casas para chegarmos a um entendimento para o próximo dia 12 nessa direção. Tratamos desse acompanhamento, como você disse, dessa regulamentação. Estamos marcando uma agenda de negociação com líderes que representam o governo na Câmara e Senado e as presidências da Casas para chegar ao entendimento", disse.

Os governadores acompanham também a votação sobre a cessão onerosa do gás e petróleo no Congresso Nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES