Governo alerta sobre tremor e mobiliza Bombeiros e Defesa Civil

O tremor de terra de 4.7 de magnitude atingiu Piauí e Maranhão.

Em consequência do tremor de terra sentido em Teresina, na manhã desta terça-feira (03), o governador Wellington Dias convocou uma reunião com Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente (Semar) e demais órgãos competentes, para levantar informações e elaborar um plano de atuação junto à população.

“O objetivo é garantir, em primeiro lugar, a segurança da população e identificar o mais rápido possível as causas desse tremor. Nós já entramos em contato com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que é ligado à Secretaria Nacional de Defesa Civil, para nos cercarmos de mais informações. Neste momento, o mais importante é que já tomamos algumas medidas emergenciais, alguns prédios na cidade foram evacuados e não há registros de feridos ou vítimas”, explica Wellington Dias.

Apesar de ser uma situação atípica das ocorrências habituais, o Corpo de Bombeiros garante que as medidas de máxima segurança já foram tomadas. “Em um primeiro momento nós realizamos a evacuação de prédios públicos, em parceria com a própria comunidade, que é uma medida de precaução para que possamos oferecer o máximo de segurança. O Corpo de Bombeiros montou dois postos de atuação, um no Palácio de Karnak, e um outro no Centro Administrativo, para que possamos viabilizar da maneira mais rápida possível as providências cabíveis”, esclarece o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Coronel Carlos Frederico.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares, é recomendável que proprietários de prédios particulares requisitem uma vistoria de técnicos da Defesa Civil. “A principal recomendação é de os prédios públicos permaneçam esvaziados e os privados busquem um profissional para que analise a estrutura física do seu prédio, bem como solicitar a visita dos técnicos da Defesa Civil”, pontua.

 O tremor

Informações prévias da Rede Sismográfica do Brasil dão conta de um tremor de terra de 4.7 de magnitude na Escala Richter, entre os municípios de Belágua e Vargem Grande, no Maranhão. O primeiro contato registrado pelo Corpo de Bombeiros ocorreu às 9h da manhã. Não há registro de vítimas ou consequências mais graves.

Fonte: Assessoria
logomarca do portal meionorte..com