Governo anula contrato e viabiliza conclusão do Porto

Governo anula contrato e viabiliza conclusão do Porto

Governo anula contrato e viabiliza conclusão do Porto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro interino do Planejamento, Jo?o Bernardo Azevedo, informou ao governador Wellington Dias, nesta quinta-feira, 2, em Bras?lia, que a Secretaria do Patrim?nio da Uni?o reconheceu a nulidade do contrato de cess?o, sob o regime de arrendamento constante, que concede terrenos de marina, acrescidos ? Petrobras, no munic?pio de Lu?s Correia. Com isso, o Governo do Estado tem agora condi?es de estabelecer conv?nios para as obras de conclus?o do porto mar?timo do Piau?.

Com a nulidade do contrato, o Estado pode negociar diretamente com a Secretaria Especial de Portos a retomada das obras do porto, abrindo, tamb?m, caminho para a restaura??o da ferrovia que liga Teresina a Parna?ba, cujo objetivo ? fazer escoar a produ??o agr?cola. Esse meio de transporte dever? baratear o pre?o final dos produtos. "? uma vit?ria de uma antiga reivindica??o de todos os piauienses, na medida em que h? 40 anos sonham com um porto que facilitar? a log?stica da produ??o local", enfatizou o governador.

Wellington Dias informou que o governo estadual disp?e de R$ 5 milh?es, que, somados ao R$ 20 milh?es de aportes da Uni?o, formam os recursos para o in?cio das obras, que dever? ocorrer em breve, incluindo uma marina no Delta do Parna?ba e uma zona pesqueira de alto n?vel. O projeto faz parte da prioriza??o da infra-estrutura do Norte e Nordeste tanto no setor de portos quanto nas obras da Transnordestina - a ferrovia de 1.860 quil?metros -, a ser entregue em 2009. A ferrovia ligar? o munic?pio de Eliseu Martins aos portos de Suape, em Pernambuco, e Pec?m, no Cear?.

As obras do porto no litoral piauiense mudar?o a geografia econ?mica do agroneg?cio, ampliando a participa??o do Piau? nos mercados interno e externo por interm?dio de um grande corredor de exporta??o.

Da reuni?o com o ministro do Planejamento participaram, al?m do governador, o secret?rio de Transportes do Estado, Luciano Paes Landim, e o superintendente da Representa??o do Piau? em Bras?lia, Roberto John.

Meio Ambiente - Ainda em Bras?lia, o governador Wellington Dias esteve em audi?ncia, na tarde desta quinta-feira, com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Na pauta, uma nova pol?tica destinada ?s ?reas de prote??o ambiental, como a Esta??o Ecol?gica Uru?u?-Una, em Ribeiro Gon?alves e Uru?u?; Serra das Mangabeiras, no extremo Sul do Estado; Delta do Parna?ba; e a Cachoeira do Urubu.

Marina Silva informou ao governador que o Minist?rio do Meio Ambiente vai realizar, em Bras?lia, nos dias 7, 8 e 9 deste m?s, o Semin?rio de Licenciamento Ambiental do Programa Nacional de Meio Ambiente. O evento faz parte da terceira edi??o do programa, a ser lan?ado em 2008.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES