Governo anuncia programa de testagem da população para covid-19

A data ainda não definida, mas o programa terá como principal objetivo conseguir identificar os casos positivos

Governo terá programa de testagem da Covid-19 para a população | Marcelo Camargo Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Governo federal lançará um programa de testagem da população para covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento após a terceira reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19.

A data ainda não definida, mas o programa terá como principal objetivo  conseguir identificar os casos positivos, tendo assim uma política mais efetiva de quarentena para os indivíduos afetados pela covid-19.

O programa irá utilizar testes antígenos para detecção do vírus, que têm resultados mais rápidos do que o teste de RT-PCR.

O teste de antígeno é um exame imunológico rápido, que avalia a proteína viral do SARS-CoV-2 no organismo. O resultado demora, em média, 30 minutos e pode diagnosticar a infecção viral atual, mas não detecta os anticorpos adquiridos. Governo irá realziar programa de testagem da Covid-19 na população/Marcelo Camargo

A utilização desse teste é indicada nos primeiros 7 dias de sintomas, com sensibilidade mais elevada do primeiro até o terceiro dia de sintomas. O teste é coletado diretamente com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe.

Queiroga também reiterou as recomendações de uso de máscaras e do distanciamento social - chamadas de medidas não farmacológicas. “As medidas não farmacológicas, associadas a uma ampla campanha de vacinação são as duas armas que temos para pôr fim a essa pandemia. Nesse sentido, é importante a adesão da nossa população. Não adianta ficar esperando só pelos governos federal, estaduais e municipais, todos nós temos que nos comprometer com essa iniciativa”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES