Governo anuncia reforma em prédio do Arquivo Público do Piauí

Prédio foi construído há mais de 100 anos e passará por reformas

O secretário estadual de Governo, Merlong Solano, anunciou, nesta quarta-feira (14), que será realizado um convênio entre as secretarias de Governo e de Cultura para a reforma e modernização do Arquivo Público do Piauí, prédio construído há mais de 100 anos. “A obra incluirá reforma física, hidráulica e elétrica e também climatização”, anunciou Merlong durante a abertura da Exposição "Anísio Brito: educador e historiador", que está à disposição do público interessado em conhecer mais sobre a vida desse ilustre piauiense.

A abertura do evento contou com uma palestra do historiador Paulo Gutemberg, e com a entrega da 4ª etapa do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense, idealizado e coordenado pela professora Ana Regina Rêgo, da Universidade Federal do Piauí. Foram entregues 32 DVDs contendo cerca de 600 exemplares de jornais do século XIX e XX ao Arquivo Público.

A diretora do Arquivo, Rosângela Carvalho, destacou a importância da preservação do acervo, que guarda o maior patrimônio histórico do Piauí, a exemplo das peças documentais que estão expostas com o objetivo de recontar a vida de Anísio Brito. Por mais de 30 anos, o ex-diretor que dá nome ao Arquivo se dedicou à cultura piauiense, como gestor da educação pública e como pesquisador.

A Exposição “Anísio Brito: educador e historiador” é fruto do trabalho da técnica especialista em Arquivística Terezinha Cortez, e de pesquisa empreendida por Iolete Rocha, Rosângela Carvalho e Nino Cesar Dourado. As peças ficarão expostas por dois meses e poderão ser conferidas pelo público gratuitamente no horário de funcionamento da Casa, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta, na Rua Coelho Rodrigues, nº 1016, Centro de Teresina.a

Fonte: Com informações do Portal do Governo
logomarca do portal meionorte..com