Governo aprova projeto de educação para motociclistas

Governo aprova projeto de educação para motociclistas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), em parceria com o Departamento Estadual de Tr?nsito do Piau? (Detran-PI), apresentou ao governador Wellington Dias, na manh? dessa quarta, 29, o projeto Capacita??o de Motociclistas. O objetivo do projeto ? oferecer oportunidades aos motociclistas para aquisi??o de novos conhecimentos nas ?reas de mec?nica de moto, borracharia e lanternagem visando ? melhoria da qualidade dos servi?os prestados ? popula??o e, conseq?entemente, aumento da renda desses profissionais.

O projeto abrange, tamb?m, o trabalho de forma??o na ?rea de seguran?a do trabalho, legisla??o, rela?es humanas e preserva??o do meio ambiente, incluindo a quest?o da educa??o no tr?nsito.

"O projeto foi solicitado pelo Detran, e a Setre organizou, trabalhando n?o s? a parte t?cnica, mas unindo a educa??o no tr?nsito, onde queremos diminuir os acidentes com motociclistas, que crescem a cada dia", explica o secret?rio do Trabalho, H?lio Isa?as.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Jesus Rodrigues, existem mais de 130 mil motociclistas no Piau?, e 37% dos acidentes de tr?nsito envolvem as motos e seus condutores. "O Detran se volta para essa quest?o para diminuir os altos ?ndices de morbimortalidade na categoria de motos; j? que em pouco tempo, teremos mais motos que carros circulando dentro do nosso Estado, por isso precisamos ter uma aten??o especial para essas pessoas", afirma.

O governador Wellington Dias destacou a import?ncia dessa parceria na elabora??o e execu??o do projeto que trata da qualifica??o de condutores de motocicletas. "Temos um n?mero grande de acidentes de motos e pessoas que n?o t?m a condi??o de fazer um bom curso; estaremos, portanto, com esse projeto, dando essa qualifica??o em dez regi?es do Estado", assegura.

Minist?rio - Na oportunidade, o secret?rio H?lio Isa?as apresentou para o governador tr?s diferentes projetos que ser?o encaminhados ao Minist?rio do Trabalho e Emprego (MTE) nas primeiras semanas de setembro. Os projetos s?o: Juventude Cidad?, P?lo Tur?stico do Piau? e o Projeto Especial Destinado ao Empreendedor Juvenil, que buscam trabalhar a quest?o tur?stica em 12 munic?pios do Estado, desenvolver o potencial empreendedor do jovem piauiense dos 18 aos 24 anos e realizar cursos de qualifica??o voltados especialmente para o p?blico jovem.

Wellington Dias se mostrou favor?vel aos projetos e afirmou que acompanhar? o secret?rio em sua apresenta??o ao MTE. "Esses projetos contemplam ?reas interessantes do nosso Estado, que s?o o turismo e o empreendedorismo; e ainda podemos trabalhar numa moderniza??o do sistema de cadastro do Sine (Sistema Nacional de Empregos)", frisa o governador. "Acima disso tudo, ? o investimento no empreendedorismo que chama mais aten??o, porque podemos utilizar o talento dessas pessoas para gerar emprego e renda ao nosso Estado", declara.

Projeto - O projeto para capacita??o de motociclistas oferece a oportunidade de capacita??o na modalidade de mec?nica de motos e conhecimentos afins, como tamb?m no?es na ?rea de gest?o - seguran?a no trabalho, rela?es interpessoais, leis de tr?nsito e educa??o no tr?nsito - como forma de detectar problemas mec?nicos, fazer revis?es e at? montar suas pr?prias oficinas, proporcionando o aumento de sua renda e contribuindo para a melhoria na presta??o de servi?o ? popula??o, al?m de trabalhar na diminui??o dos acidentes de tr?nsito, educando os motociclistas.

Ser?o capacitados 680 motociclistas com a oferta de tr?s modalidades de cursos distribu?dos em 34 turmas em dez munic?pios do Estado. Ser?o eles: ?gua Branca, Oeiras, Floriano, Valen?a, Campo Maior, Esperantina, Picos, S?o Raimundo Nonato, Bom Jesus e Parna?ba. Os cursos ser?o de mec?nica de motos (com 80 horas, 16 turmas e 320 participantes), borracheiro (com 60 horas, 16 turmas e 320 participantes) e lanternagem de motos (com 100 horas, 2 turmas e 40 participantes).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES