Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Governo do Estado fará nova pesquisa com testes rápidos da Covid-19

A pesquisa irá estimar os casos de Covid-19 no Piauí e poderá auxiliar na redução da subnotificação da doença.

Compartilhe

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e o Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) darão prosseguimento à pesquisa com testes rápidos para estimar os casos de Covid-19 no Piauí. Os dados auxiliam na redução da subnotificação da doença. Essa fase do estudo será iniciada de na quarta-feira (6), em 15 cidades do estado, e seguirá até o dia 9.

O estudo, que vai fazer um levantamento mais transparente sobre os casos de Covid-19 no estado, é domiciliar, com pesquisadores indo até residências sorteadas para realizar um teste rápido nos locais selecionados.

Reprodução

Os pesquisadores do instituto estarão devidamente identificados com crachá, colete e logomarca do Amostragem, além de usarem álcool em gel e equipamentos de proteção individual (EPI) recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), luvas e máscaras. Cada pesquisador contará com um profissional de saúde, destinado pela Sesapi, responsável por realizar os testes rápidos nos moradores, que ficam prontos em 15 minutos.

De acordo com o diretor do Instituto Amostragem, João Batista Teles, a pesquisa possibilita o planejamento das políticas em relação à pandemia no Piauí. “Essa pesquisa é de extrema importância, pois estima a taxa de infecção do coronavírus no estado e essa estimativa irá pautar todas as políticas do governo, bem com a tomada de decisão quanto ao isolamento social, além do planejamento quanto à criação de leitos clínicos e de UTI”, afirmou o estatístico.

Os municípios pesquisados serão Teresina, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Oeiras, Picos, Floriano, Valença, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Corrente, Coivaras, São Gonçalo do Gurgueia, Fronteiras e Pimenteiras.

No dia 30 de abril, o instituto apresentou os primeiros resultados colhidos na primeira pesquisa realizada com mais de quatro mil pessoas em 14 municípios do Piauí. Das pessoas entrevistadas, cinco testaram positivo para Covid-19, isso significa uma taxa de infeção de 0,1156%. De acordo a pesquisa, a estimativa é de que 3.783 estejam infectadas com a Covid-19 no estado.

Com informações do Portal do Governo do Piauí 


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar