Governo do Estado lança ações para expansão do ensino na rede pública

Rafael Fonteles reforça que, até o final de 2023, serão 104 novas escolas de Tempo Integral, chegando ao total de 200 escolas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado inicia um passo importante na estratégia de gestão para o avanço contínuo da educação do Piauí com o lançamento do programa Acelera Seduc. A solenidade que detalhou as ações educacionais aconteceu nesta quinta-feira (30), no Palácio de Karnak. com a presença do governador Rafael Fonteles, do secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, professores, diretores e estudantes.

Em três frentes, que incluem os projetos “Ser Integral faz Diferença”, “Recomposição da Aprendizagem” e “Seduc Tec”, o programa Acelera Seduc atende todas as metas para a educação do Piauí.

Ao assinar o decreto que autoriza a execução do programa de fortalecimento das ações educacionais, o governador Rafael Fonteles afirmou estar convicto de que o Piauí pode alcançar o posto de melhor educação do Brasil, nos índices que são medidos pelo Ministério da Educação. “Estou muito confiante e a estratégia é essa: fortalecer a educação de tempo integral com a educação profissional e técnica concomitante e com estratégias de gestão para fortalecer o ensino de qualidade nas nossas escolas estaduais”, destacou o governador. Ele ressaltou ainda que mais de R$ 700 milhões foram investidos na valorização dos profissionais da educação.

Rafael Fonteles reforça que, até o final de 2023, serão 104 novas escolas de Tempo Integral, chegando ao total de 200 escolas com esse regime no Piauí, cerca de 40% do total. “Aquelas escolas que já possuem biblioteca, quadra poliesportiva, laboratório de informática, laboratório de ciências, um refeitório e uma cozinha mais amplos, pois o aluno almoça na escola, receberão o tempo integral ao longo deste ano”, completou o governador.

Partindo de evidências das avaliações educacionais, o secretário da Educação, Washington Bandeira, fez uma apresentação detalhando as abordagens de execução em cada frente de ação.

SER INTEGRAL FAZ DIFERENÇA – O projeto promoverá a expansão das escolas de Tempo Integral com o objetivo de ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, proporcionando melhores condições de aprimorar o ensino e a aprendizagem.

Durante o evento, o governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, anunciaram as novas escolas de Ensino Médio que passarão a ofertar o tempo integral.

“No implemento da ação ‘O Ser Integral Faz Diferença’, passaremos de 96 escolas de Tempo Integral para 200 escolas este ano. Isso significa uma passagem de 23.800 matrículas do Ensino Médio de Tempo Integral para 62 mil matrículas e 50 municípios com escolas de Tempo Integral para 122 municípios”, explicou.

Celebrando o lançamento do programa Acelera Seduc, o estudante Francisco Rafael, aprovado em 1º lugar – cotas no curso de medicina da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e que concluiu o Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso, discursou sobre o valor do ensino para a conquistas dos estudantes.

“Este é um momento que celebro com todos os alunos da rede estadual, pois sei como a escola de tempo integral funciona e irá oportunizar uma carga horária com mais tempo de estudo e, no futuro, resultará em mais aprovações, provando a eficiência da escola pública. Tenho a certeza de que os alunos serão incentivados a buscar seus objetivos, pois a escola dará o auxílio necessário para alcançarem seus sonhos”, comemorou o estudante Francisco Rafael.

Entre as escolas contempladas com a implementação do ensino em tempo integral, a gestora escolar da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, Socorro Amâncio. “Esperávamos a chegada do ensino de tempo integral à nossa escola há tempos e com esta transformação estamos cheios de esperança. Queremos as vantagens para todos os estudantes terem seus projetos de vida alcançados, mais proficiências e que esta nova era seja o motor de transformação. A realidade do tempo integral comprova o sucesso dos alunos”, afirmou a gestora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES