Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Governo do Estado transfere sede do executivo para Oeiras

Em 2017, são comemorados 194 anos de adesão do PI à Independência

Governo do Estado transfere sede do executivo para Oeiras
Oeiras | Reprodução
Compartilhe
Google Whatsapp

Em comemoração ao 194º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, ocorrido em 24 de janeiro de 1823, o Governo do Estado instala a sede do poder executivo estadual em Oeiras, primeira capital do Piauí, nos dias 23 e 24 de janeiro.

Nestas datas, o governador Wellington Dias e os secretários terão suas atividades transferidas para o município, localizado há cerca de 300 km de Teresina.

O secretário de Governo, Merlong Solano, afirma que a iniciativa tem um valor simbólico e visa manter viva na memória da população a participação dos piauienses na luta pela independência do Brasil, contra o domínio de Portugal.

“É um reconhecimento à importância histórica e cultural do município, não só para os piauienses, mas para todos os brasileiros”, destaca Merlong.

Cidade de Oeiras (Crédito: Reprodução)
Cidade de Oeiras (Crédito: Reprodução)

Em 24 de janeiro de 1823, aproveitando a ausência do chefe das Forças Armadas, major Fidié, o brigadeiro Manoel de Sousa Martins realizou uma rebelião em Oeiras e ocupou o Palácio de Governo, proclamando a independência do Piauí de Portugal. A decisão forçou o retorno de Fidié, que tentava sufocar um levante em Parnaíba. No retorno, o major se deparou com resistências em Campo Maior, que culminaram na Batalha do Jenipapo, episódio que contribuiu decisivamente para a independência do Brasil.

Programação

A programação completa para os dias 23 e 24 será divulgada em breve, mas o secretário Merlong Solano adianta que dentre as atividades planejadas está a inauguração de unidades habitacionais do Conjunto “Wellington Gonzaga”, visita às obras de construção do Campus da UESPI, entrega de veículos do projeto “Viva o Semiárido”, entrega de títulos definitivos de terras, inauguração de leitos na UTI Adulto e implantação do Consultório Oftalmológico do Hospital Regional Deolindo Couto.

Também serão realizadas: a solenidade de instalação da Justiça Itinerante em Oeiras, a inauguração do Instituto Histórico na Casa das 12 Janelas, apresentações artísticas e a solenidade de outorga da Ordem do Mérito Renascença do Piauí.

Os poderes legislativo e judiciário também irão instalar provisoriamente suas sedes no município. O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado João de Deus, afirma que a iniciativa também marca o início das comemorações pelos 300 anos de emancipação de Oeiras, que serão completados no dia 26 de dezembro deste ano.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto