Governo do Piauí amplia em 26% repasse do Programa de Transporte Escolar

A medida tem o objetivo de reforçar o transporte escolar e dar maiores condições do translado dos alunos com a volta às aulas presenciais em todo o estado.

Governo do Piauí amplia em 26% repasse do Programa de Transporte Escolar | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí ampliou em 26% o valor do repasse aos municípios que fazem parte do Programa Estadual de Transporte Escolar – Proete. A medida tem o objetivo de reforçar o transporte escolar e dar maiores condições do translado dos alunos com a volta às aulas presenciais em todo o estado.

“O principal objetivo é reequilibrar os valores repassados para que o serviço de transporte escolar possa ser ofertado com qualidade pelos municípios parceiros. Dessa forma, o estudante da rede estadual terá garantido o transporte até a escola”, afirmou o secretário de Estado da Educação (Seduc), Ellen Gera.

Governo do Piauí amplia em 26% repasse do Programa de Transporte Escolar- Foto: Divulgação

Leia Mais

Atualmente, 105 municípios piauienses aderiram ao Proete, beneficiando a 18.860 estudantes da rede estadual. O coordenador de transporte escolar da Seduc, Lívio Viana, explica que o valor pago por aluno é definido de acordo com a extensão territorial do município. “Por exemplo, nos municípios menores, de até 1000 km2, era pago um valor anual de R$ 823 por aluno. Com o ajuste, será pago R$ 1.043. É algo bastante positivo, pois vai deixar a parceria mais atrativa para os municípios aderirem ao Proete, na medida em que recebem um valor justo pela prestação do serviço”, explicou.

Confira a nova tabela de repasses:

Tabela de novos preços- Foto: Divulgação

O novo projeto altera o anexo único do Decreto nº 17.126, de 26 de abril de 2017, que dispõe sobre a colaboração entre Estado e municípios, por meio do Proete, e dispõe sobre o modelo de gerenciamento e controle dos serviços de transporte escolar da rede pública de ensino.

As prefeituras interessadas em fazer a adesão ao Proete devem procurar o setor responsável pelo transporte escolar na sede da Seduc.

Toda a prestação do serviço de transporte, situação da frota, bem como o cumprimento dos protocolos sanitários dentro dos ônibus é fiscalizada por uma comissão da Seduc.

“Esses fiscais vão sempre aos municípios averiguar a situação da frota, se o atendimento está sendo satisfatório e se a frota é adequada. Os protocolos sanitários continuam sendo respeitados, porque ainda vivemos em situação de pandemia. Os ônibus devem oferecer álcool em gel, distanciamento adequado e passam por sanitização após cada viagem”, concluiu Lívio Viana.

O serviço de transporte escolar em benefício dos estudantes da rede estadual de educação está acontecendo em todo o estado, todas as Gerências Regionais possuem contratos e as empresas já atuando de acordo com a demanda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES