Governo do Piauí lança APP para combater bullyng e violência escolar

O aplicativo Juntos Numa Boa, já disponível na Play Store para smartphone Android.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O bullyng ainda é uma das causas mais frequentes da violência escolar e a educação é a forma mais eficaz de combatê-lo, por isso que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou nesta segunda-feira (08) o aplicativo Juntos Numa Boa, já disponível na Play Store para smartphone android.

Foto: Ascom

O aplicativo vai funcionar como um canal de monitoramento para a prevenção da violência e bullyng. O secretário de estado da educação, Ellen Gera Moura, também esteve presente no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense, e enalteceu a iniciativa. "De posse dessa central de monitoramento, nós vamos poder realizar ações mais precisas para combater corretamente essas situações nas nossas escolas", disse.

Foto: Ascom

Na oportunidade, a promotora de justiça, Flávia Gomes, coordenadora do CAODEC, Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania, ministrou a palestra Bullyng e a Cultura de Paz. A membro do Ministério Público orientou os alunos como reconhecer e enfrentar o bullyng.

Desde 2015, a promotora de Justiça Flávia Cordeiro desenvolve em parceria com a Seduc o Projeto Queremos Paz, que propaga a cultura pacífica em encontros metodologicamente mais dinâmicos. A cultura de paz é objeto de estudo da Unesco, o órgão das Nações Unidas (ONU) criado afim de manter a paz após as guerras mundiais. "Esse aprendizado de valores tem que começar desde cedo, por isso que estamos trabalhando isso a um certo tempo. Toda a rede já é atingida com o projeto Queremos Paz, mas sentíamos falta de números. Agora por meio do aplicativo iremos saber onde atuar pontualmente", explica a promotora de justiça. 

Foto: Ascom 

A data para o lançamento do aplicativo foi escolhida em alusão ao 07 de abril, dia nacional de combate ao buylling, instituído pela lei federal de número 13.277/ 2016. Desenvolvido pela Seduc em parceria com a equipe de tecnologia do Mobieduca.me, o app será usado também para mensurar as estatísticas dos casos registrados pela rede pública estadual e assim trabalhar diretamente onde está o problema. "A Seduc pensou neste dia como troca de experiências entre alunos, pais, professores acerca do tema, que foi abordado também nas cerca de 650 escolas da rede", relata a professora Luiza Solano, gerente de inclusão e diversidade da Seduc.

Foto: Ascom

"O aplicativo está disponível para toda a comunidade escolar, que pode participar de forma ativa, identificando os casos de violência e buylling, trazendo esses casos para a secretaria para que ela consiga fazer um acompanhamento mais efetivo", frisa o analista de negócios do Mobieduca.me, Antônio Santos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES