Governo do Piauí ofertará bolsas para pesquisadores e estudantes

Investimento nos seis primeiros meses está orçado em R$ 248 mil.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias assinou, nesta terça-feira (6), o termo de cooperação técnica entre a Fundação Cepro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

A parceria visa a implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de estudos e pesquisas de interesse mútuo, concernentes ao Programa de Produção de Informações, Pesquisas e Estudos para o Desenvolvimento Sustentável com Inclusão Social no Piauí.

Os estudos serão realizados em conjunto por professores pesquisadores de universidades e pesquisadores da Cepro, que concorrerão a bolsas de pesquisas, além de estudantes de graduação e pós-graduação, que atuarão no campo de estágio. O investimento nos seis primeiros meses está orçado em R$ 248 mil e os editais começam a ser lançados pela Fapepi a partir da próxima semana.

Inicialmente, serão ofertadas seis bolsas para professores pesquisadores e três para mestrandos e doutorandos. “O acordo prevê 20 bolsas, além de dez bolsas de estímulo aos pesquisadores da Cepro. Os profissionais terão recursos para desenvolver projetos em áreas que o governo acredita ter grande potencial econômico e social para o estado. Trabalharemos na área de energias renováveis, produção de alimentos, infraestrutura, educação e em outros setores importantes para o Piauí”, destacou o governador.

Os editais serão temáticos. “Estamos definindo pesquisas nas áreas específicas e os interessados, a partir do seu currículo e experiência profissional, poderão se candidatar. Na próxima segunda-feira já será lançado o edital sobre impactos socioeconômicos dos parques eólicos na Chapada do Araripe. Será baixado também o edital sobre demanda turística nos três pontos principais indutores do turismo, que são o Delta do Parnaíba, Parque Nacional de Sete Cidades, Serra das Confusões e Serra da Capivara. O terceiro edital, que também sai na próxima semana, é sobre agricultura familiar na área dos cerrados”, explica o presidente da Cepro, Antônio José Medeiros.

Segundo Wellington Dias, o acordo beneficia tanto os órgãos estaduais, que contarão com a contribuição de profissionais qualificados, quanto os pesquisadores, que ganharão em experiência e currículo. “O diálogo entre a gestão pública moderna e as universidades é uma prática comum em todo o mundo e vimos a necessidade de recuperar e intensificar esses diálogos aqui no estado. O acordo de cooperação técnica cobre uma série de ações de cooperações, como publicações e eventos conjuntos. É apenas o início de algo maior. A perspectiva é de trabalhar em cada câmara setorial a designação de um recurso voltado para as pesquisas e certamente essa modelagem será um aprendizado importante para o Piauí”, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES