Governo e TJ-PI vão regularizar mais 60 mil imóveis em todo o Piauí

Na oportunidade, foi lançado um edital, publicado no site da ADH, para o chamamento de pessoas jurídicas qualificadas para realizarem o cadastramento e regularização fundiária urbana em comarcas de todo o Piauí.

mn | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias realizou, nessa quinta- feira (17), o lançamento do Programa Regularizar, uma iniciativa da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí, órgão do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), integrada com a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) e o Instituto de Terras do Piauí (Interpi). O objetivo do programa é regularizar mais de 60 mil unidades habitacionais em todo o Piauí.

Na oportunidade, foi lançado um edital, publicado no site da ADH, para o chamamento de pessoas jurídicas qualificadas para realizarem o cadastramento e regularização fundiária urbana em comarcas de todo o Piauí, com todos os parâmetros e procedimentos para o credenciamento.

Foto - Divulgação

De acordo com o diretor de Regularização da ADH, Greg Maranhão, o edital exige que as empresas apresentem a capacidade técnica e financeira. “É necessária a presença do profissional de engenharia devidamente inscrito no Crea e o profissional da advocacia que comprovem ambos a atividade realizada em regularização fundiária”, disse o diretor.

“O serviço de regularização fundiária não se limita a entregar um título de propriedade, ele agrega o sujeito à cidade, faz com que a pessoa se sinta parte e possa exigir uma infraestrutura, um aparelhamento público melhor e justificar a sua contribuição por meio de tributos”, comentou Greg Maranhão.

O governador destacou que é um desafio a longo prazo e ressaltou que, com os outros dois programas já existentes, foi possível superar as metas de regularização fundiária mesmo com a pandemia e espera, com essa iniciativa, agilizar ainda mais esse processo. “Com a titularidade das unidades habitacionais é possível dizer que essa propriedade é minha de fato e de direito, é dos meus filhos, é dos meus netos e eu posso investir, posso pedir financiamento”, comentou Wellington Dias.

O gestor destacou que, apesar da maioria dos mutuários já terem realizado o pagamento do financiamento habitacional, é preciso que haja a regularização por parte do município para que cada cartório tenha o controle de fato.

Foto - Divulgação

Para a diretora de Regularização Fundiária da ADH, Ana Lúcia Gonçalves, “a regularização fundiária tem esse aspecto social por que a regularização de interesse social permite que o titular dos imóveis tenham segurança jurídica e possa exercer com mais plenitude o direito de propriedade, com condições de acessar crédito tendo como garantia o imóvel titulado e toda a área que ocupa passa a gozar de mais direitos e do ponto de vista econômico há a arrecadação de tributos e consequentemente mais benefícios urbanísticos que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores das áreas beneficiadas com a regularização fundiária”

 Com informações do Governo do Piauí

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES