Governo estuda implantação de trem entre Piauí e Maranhão

Governo estuda implantação de trem entre Piauí e Maranhão

Governo estuda implantação de trem entre Piauí e Maranhão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo estuda p?r em opera??o nos pr?ximos anos 14 projetos de trens regionais de passageiro no Pa?s, um deles estaria localizado entre o Maranh?o e o Piau?. A informa??o foi dada ontem pelo presidente da estatal Valec, Jos? Francisco das Neves, o Juquinha. Segundo ele, esses trens devem funcionar em malhas j? existentes, algumas em opera??o, outras ociosas ou abandonadas.

Os estudos est?o sendo conduzidos por uma parceria entre o Minist?rio dos Transportes, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ?mico e Social (BNDES), Minist?rio de Cidades, Companhia de Trens Urbanos e entidades do setor. No momento, est?o sendo contratadas empresas para os estudos de viabilidade econ?mica e social. Os trechos foram selecionados a partir de pesquisa que apontou 28 linhas potenciais.

Desse total, 14 trechos espalhados pelo Brasil foram priorizados. No Sudeste, 2 est?o em S?o Paulo, 2 em Minas Gerais e 2 no Rio de Janeiro; no Sul, 2 no Rio Grande do Sul, 1 em Santa Catarina e 1 no Paran?; e no Nordeste, 1 na Bahia, 1 em Sergipe, 1 em Pernambuco e 1 entre Maranh?o e Piau?. A expectativa ? que o processo de transfer?ncia para a iniciativa privada comece a partir de meados do ano que vem. Essa transfer?ncia poder? ser feita por meio de concess?o ou Parceria P?blico-Privada (PPP). A extens?o dos trechos varia de 60 km a 215 km.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES