SEÇÕES

Governo estuda viabilidade de projeto para sistema fluvial

Governo estuda viabilidade de projeto para sistema fluvial

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Transportes est? estudando a viabilidade de utilizar um sistema capaz de integrar os rios Parna?ba e Poti observando a import?ncia do transporte fluvial para a capital do Piau? do ponto de vista comercial, cultural e tur?stico.

A id?ia leva o nome provis?rio de Sistema de Utiliza??o Integrado dos Rios Parna?ba e Poti e tem como previs?o a urbaniza??o de oito pontos nas margens dos rios. Pela id?ia ser?o constru?dos piers*, contando com uma prote??o para barcos atracados e uma pra?a de espera flutuante, com formatos diferentes e apropriados para cada regi?o.

Os pontos da cidade onde, segundo a id?ia, est?o previstas as constru?es s?o: Iate Clube de Teresina, Encontro dos Rios, Troca-Troca, Campus Universit?rio, Pra?a Edgar Nogueira (pr?ximo a Avenida Raul Lopes), Centro de Educa??o Ambiental, Quiosque (pr?ximo ao Shopping) e O Pesqueirinho.

?Estamos analisando atrav?s do Departamento de Engenharia da Secretaria de Transportes a viabilidade desse projeto. Observamos como podemos aumentar a capacidade de utiliza??o dos nossos rios tanto para o com?rcio local, quanto para passeios familiares e tur?sticos. Faremos dos nossos rios um referencial para o transporte fluvial, respeitando o meio ambiente sempre pela ?tica do desenvolvimento sustent?vel?, disse Luciano Paes Landim, secret?rio de Transportes do Estado.

*Pier ? uma obra de engenharia mar?tima que consiste numa estrutura suspensa apoiada em pilares ou mesmo flutuante, que pode servir para atraca??o de embarca?es, lazer ou para o apoio de um emiss?rio submarino ou subfluvial. N?o deve ser confundida com um molhe que ? uma estrutura pesada feita de pedras ou de blocos de concreto apoiados no fundo do mar; muito menos com um quebra-marque que possui as duas pontas mergulhadas dentro da ?gua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos