Governo expulsa policial civil condenado por estupro de criança no Piauí

O crime foi indiciado no ano de 2002. Procuradoria Geral do Estado concluiu pela demissão do cargo de Agente de Polícia Civil.

Governo expulsa policial civil condenado por estupro de criança no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo Estado publicou, na última edição do Diário Oficial do Município, a expulsão do policial civil Francisco Antônio Teixeira Lira, de 63 anos, do quadro da Polícia Civil do Piauí. O policial foi condenado pelo crime de estupro contra uma criança de 7 anos e uma mulher de iniciais S. K. de A. L. A.

De acordo com a decisão, o crime foi instaurado pelo corregedor-geral da Polícia Civil no ano de 2002, que culminou na condenação criminal do policial com sentença de 6 anos de reclusão.

A edição informa que a infração penal incompatibiliza o indiciado para o exercício da função policial, "em virtude da condenação criminal transitada em julgado por crime cuja natureza ou gravidade evidencia a incompatibilidade para o exercício de cargo público". 

Governo expulsa policial civil condenado por estupro de criança no Piauí (Foto: Divulgação)

Em sua defesa, o processado alega que a pretensão estatal punitiva se encontra prescrita pela inexistência de procedimento administrativo disciplinar instaurado em tempo hábil, bem como que inexiste qualquer ato administrativo interruptivo da prescrição. 

A Corregedoria, por sua vez, afirma que a autoridade disciplinar teve conhecimento dos fatos apenas em 05 de dezembro de 2014. Comprovadas a autoria e a materialidade da infração disciplinar, a Comissão Processante e o parecer da Procuradoria Geral do Estado concluíram pela demissão do cargo de Agente de Polícia Civil, em especial, pela natureza hedionda do crime cometido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES