Governo fará inventário de parques e florestas

O levantamento já dispõe de recursos do Banco Mundial.

Parque Nacional Serra da Capivara | André Pessoa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias esteve reunido, nessa terça-feira (4), com o consultor Olavo Noleto e gestores das Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Semar), Planejamento (Seplan), Fazenda (Sefaz) e da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) para tratar da realização de um inventário dos parques e florestas piauienses que permitirá a certificação para a emissão de crédito florestal de carbono.

De acordo com Wellington, um novo passo será dado com a realização deste inventário, que já conta com recursos do Banco Mundial e que permitará a certificação das áreas de proteção ambiental piauienses que poderão ser utilizadas como crédito, para a captação de recursos para mais investimentos na área de proteção ambiental.

O governador explicou que o mundo tem tido uma preocupação muito grande com o desmatamento e a utilização dos recursos naturais e que hoje há um regramento para a compensação por desmatamento ou por desastres ambientais.

“Quando uma empresa desmata ou é responsável por um desastre, como no caso de Brumadinho, ela é condenada a pagar multas ambientais. Diante disso, o Piauí fez um marco regulatório, um conjunto de leis para que possamos cuidar das florestas e vender este crédito. Temos cerca de 3,5 milhões de hectares entre parques federais, estaduais, municipais e privados que podem gerar certificado e emitir esse crédito para as empresas”, comentou Dias.

O governador disse que há a necessidade de trabalhar em sintonia com a legislação e os parâmetros para entrar na plataforma, mas esta muito animado com a possibilidade de cuidar ainda mais dos recursos naturais piauienses e ainda gerar receitas. (Por CCOM)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES