Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Governo Federal deve partilhar dinheiro de multas da repatriação

Michel Temer deve convocar reunião com os governadores

Compartilhe
Google Whatsapp

Uma articulação provocada pelo governador Wellington Dias torna real a possibilidade do Piauí garantir direito a receber R$ 173 milhões da União, ainda no ano de 2016. O recurso é proveniente das multas pagas por contribuintes à Receita Federal para regularização de ativos no exterior.

Dias recebeu nesta quinta, 17, do presidente do Senado, Renan Calheiros, a informação de que o presidente da República, Michel Temer, deve convocar uma reunião com os governadores para anunciar uma mudança de posicionamento pela liberação da multa da repatriação para estados e municípios.

"O reconhecimento do direito aos Estados e municípios do partilhamento das multas da repatriação, pelo presidente da República é gesto e tanto. Evita uma disputa judicial entre União, Estados e Municipios, como alternativa. Afinal a Constituição Federal no artigo 160 é muito clara do direito à partilha da multa da repatriação pela regra do Fundo de Participação. A decisão do Presidente de pagar a multa normaliza o processo. Recorremos ao Supremo Tribunal Federal (STF) por falta de alternativa. A multa da repatriação é moratória e claramente partilhada com Estados e municípios", explica Wellington Dias.

O governo do Piauí entrou com uma ação pioneira no STF para assegurar o recebimento dos valores referentes às multas aplicadas aos contribuintes. Em contato com Wellington Dias, o governador Rodrigo Rollemberg (DF), afirmou que ligou para o presidente Michel Temer e viu nele muita simpatia no sentido de reconhecer o direito dos estados e municípios e pagar a multa da repatriação.

O presidente do senado, Renan Calheiros, disse ainda que já está em andamento o cronograma para aprovação da lei da Securitização da Dívida Ativa e da lei do Alongamento das Dívidas. São pautas de interesse do Fórum dos Governadores do Brasil, que ocorrerá na próxima terça-feira (22), em Brasília, na residência do Governo do Distrito Federal, para discutir esses e outros assuntos.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto