Governo Federal já conta 1 milhão de empregos em ação emergencial

A iniciativa do Governo Federal tem o objetivo de reduzir os impactos da pandemia do coronavírus na economia do país

Emprego | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Empregos preservados Foto: Agência BrasilUm milhão de empregos foram preservados no Brasil a partir da portaria que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda do Ministério da Economia. A iniciativa do Governo Federal tem o objetivo de reduzir os impactos da pandemia do coronavírus na economia do país. 

A portaria prevê acordos entre empregadores e empregados para garantir a continuidade das atividades laborais e empresarias, reduzir o impacto social da pandemia e preservar empregos. A proposta do governo já foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal, como explica o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco.

“Em conjunto com as medidas de saúde, o Presidente Jair Bolsonaro está colocando como fundamental a proteção do emprego. Essa medida vem com segurança jurídica proteger o emprego dos brasileiros e brasileiras do nosso Brasil. Portanto, temos agora a chancela judicial de segurança jurídica. Uma interpretação do Supremo Tribunal Federal dizendo que os acordos individuais são legítimos.”

O secretário especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, destaca ainda que o governo deve divulgar nos próximos dias um site para que toda a população e os gestores tenham acesso à quantidade de empregos mantidos durante a crise do coronavírus no Brasil.

“Já temos mais de um milhão de empregos preservados, mais de um milhão de acordos, entre acordos individuais e coletivos. Todos esses números estarão 100% disponíveis para todos. Para que a gente possa, inclusive, fazer esse crivo.  Saber o número exato de acordos individuais, número de acordos coletivos e exatamente quanto estamos preservando de emprego”. 

O Ministério da Economia deve divulgar ainda, nos próximos dias, uma Medida Provisória detalhando como funciona a portaria que prevê os acordos trabalhistas. São acordos de antecipação de férias, redução de jornada de trabalho e salário, suspensão temporária do contrato de trabalho, pagamento de benefício emergencial de preservação do emprego e da renda, entre outros. 

Para mais informações, acesse: www.gov.br/economia. 

E,para mais informações sobre a Covid-19, acesse saúde.gov.br/coronavirus. 

(Por Alexandre Penido / Da Agência RadioMais)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES