Governo Federal reabre parques nacionais no Piauí

Unidades da Serra da Capivara e de Sete Cidades estão disponíveis ao público com medidas de prevenção ao coronavírus

Parque da Serra da Capivara: visitantes deverão estar atentos às medidas preventivas no local. | Mauricio Pokemon/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parque da Serra da Capivara: visitantes deverão estar atentos às medidas preventivas no local. Crédito: Mauricio Pokemon/MTur

Os turistas que forem ao estado do Piauí já podem visitar os Parques da Serra da Capivara e o de Sete Cidades. As unidades foram reabertas, nesta terça-feira (09.09), pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) após meses fechadas devido à pandemia do coronavírus. A retomada das atividades nos locais ocorre de forma gradual atendendo todas as medidas de prevenção e controle, conforme recomendação dos órgãos de saúde.

Neste primeiro momento, o Parque da Serra da Capivara ficará aberto das 7h às 17h. Para visita ao local, a recomendação é de que sejam formados grupos de até oito pessoas, incluindo crianças do mesmo grupo familiar ou que viagem juntas; no caso de excursão escolar, poderão entrar até 24 pessoas, sendo três grupos de oito visitando o mesmo circuito por vez, respeitando o distanciamento social. Além disso, pelos próximos 60 dias, apenas cinco circuitos poderão ser reabertos. São eles: Boqueirão da Pedra Furada, Sítio do Meio, Serra Vermelha, Invenção e o de Caminhadas.

Já a unidade de Sete Cidades está de portas abertas entre 8h e 17h, sendo limitada a visita de 200 pessoas por dia, durante os próximos 30 dias. A partir do 31º dia, o número poderá ser dobrado. As trilhas serão abertas apenas para caminhadas, não sendo permitido o uso de bicicleta no primeiro mês. A máscara é de uso obrigatório por parte dos guias, condutores, turistas e funcionários, além da distância mínima de 1,5 metro preconizado pelos órgãos de saúde.

Em ambos os parques, devem ser respeitados o uso obrigatório de máscara de proteção facial, a disponibilização de álcool em gel 70% ou produto de higienização para mãos, a medição de temperatura dos visitantes na entrada e saída dos parques, através de termômetro infravermelho e a desinfecção periódica de ambientes, como pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras e banheiros.

INVESTIMENTOS – No final de julho, o Ministério do Turismo destinou R$ 6,5 milhões para obras de infraestrutura turística de São Raimundo Nonato (PI), uma das portas de entrada do Parque Nacional da Serra da Capivara. Com o montante, será possível pavimentar as ruas que recebem maior fluxo de veículos, além de revitalizar e reformar o Centro de Apoio ao Turista. No ano passado, a Pasta esteve em três ocasiões na região para identificar e aprimorar as potencialidades turísticas do atrativo. Numa delas, técnicos da Pasta realizaram um diagnóstico das necessidades de infraestrutura, conectividade, meio ambiente e promoção do local. (Por Victor Maciel/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES