Governo Federal reconhece situação de emergência em São Raimundo Nonato

Com o reconhecimento federal, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada

Governo Federal reconhece situação de emergência em São Raimundo Nonato | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência no município de São Raimundo Nonato, sul do Piauí, em decorrência da seca. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17).

A população de São Raimundo Nonato sente os impactos da seca e consequentemente das queimadas. Nas últimas semanas, grandes focos de incêndio atingiram regiões próximas ao Parque Nacional da Serra da Capivara e trechos de área urbana do município.

No Piauí, a população de São Raimundo Nonato sente os impactos da seca e queimadas - Foto: Divulgação

Uma ação conjunta entre vários órgãos, envolvendo o PARNA Serra da Capivara, organização governamental que está atuando diretamente no controle e combate aos incêndios, junto com as equipes da Prefeitura de São Raimundo Nonato, Brigada do Prevfogo, guarnição do Corpo de Bombeiros estadual, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e outras entidades, conseguiram controlas o incêndio no parque, mas novos focos já começam a surgir.

Com o reconhecimento federal, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A Defesa Civil Nacional disponibilizou uma cartilha para orientar a população sobre como agir quando há ocorrência desse desastre natural.

Acesso a recursos

Com o reconhecimento federal, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES