Governo implanta Gabinete de Gestão Integrada da Segurança

O GCI será composto pelas forças de segurança que atuam no PI

Com o objetivo de diminuir a criminalidade e implementar ações integradas para oferecer maior segurança aos piauienses, o Governo do Piauí, vai implantar a partir desta quarta-feira (21), um Gabinete de Gestão Integradas do Estado do Piauí (GGI/PI). O lançamento da medida acontece às 16h30, no salão azul do Palácio de Karnak, com a presença da governadora em exercício, Margarete Coelho e do secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu. 

Instituído em 2005 através do Decreto nº. 11.843, o GGI tem como missão integrar os órgãos e instituições federais, estaduais e municipais de segurança pública para planejar e executar ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade.

Secretaria de Segurança do Piauí (Crédito: Reprodução)
Secretaria de Segurança do Piauí (Crédito: Reprodução)

O GGI será composto por doze membros efetivos do Sistema de Segurança Pública e Justiça Criminal, representando as seguintes entidades: Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Justiça, Defensoria Pública, Polícia Federal , Polícia Rodoviária Federal , Forças Armadas, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O grupo será coordenado pelo secretário estadual de Segurança e vai integrar todos os poderes para que eles possam participar ativamente das propostas, implementações, controle e avaliações das ações na área de segurança pública, com a finalidade de fazer segurança pública a partir da prevenção e repressão ao crime e à violência de maneira mais efetiva e integrada.

Fonte: Portal Meio Norte