Governo inicia comemorações dos 200 anos do Piauí; confira a programação

O Piauí completa 200 anos de adesão à independência do Brasil no próximo dia 19 de outubro.

Governo inicia comemorações dos 200 anos do Piauí nesta segunda-feira | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado inicia, nesta segunda-feira (17), as comemorações dos 200 anos da adesão do Piauí à independência no Brasil. O evento é celebrado no 'Dia do Piauí', cuja data é 19 de outubro.

Nesta segunda-feira (17), as comemorações irão iniciar com um culto em ação de graças na Igreja de Deus Missionária, no bairro Jóquei Clube, na Capital. O evento será celebrado entre Teresina e Parnaíba.

HISTÓRIA

Segundo historiadores, a luta pela independência do Piauí (sob o domínio de Portugal), começou no dia 19 de outubro de 1822, em Parnaíba, pouco mais de 30 dias do grito da Independência do Brasil, em São Paulo. Na época, foi realizada uma solenidade na Câmara Municipal de Parnaíba, no litoral piauiense.

Governo inicia comemorações dos 200 anos do Piauí nesta segunda-feira (Foto: Reprodução)PROGAMAÇÃO

Parnaíba

Para comemorar a data no litoral, nesta terça-feira (18) será realizada a primeira cerimônia da Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença, no Porto das Barcas em Parnaíba. Segundo a nota, no dia 19 de outubro (Dia do Piauí), às 7h30, haverá, na Praça da Graça, no Centro, a aposição de corbelha de flores no Monumento da Independência e hasteamento das bandeiras. Em seguida, às 8h, será realizado um louvor (Te Deum Laudamus) em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora da Graça.

Teresina

No mesmo dia, em Teresina, será realizada, às 17h, a Missa em Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva . E às 17h30, será realizada a segunda Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES