Governo lança Sistema de Compras da Secretaria de Saúde

O catálogo tem o objetivo de centralizar licitações e dar celeridade a compras e processos da Saúde

| Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (03) a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) lançou o Catálogo Geral de Materiais e Serviços da SESAPI - Sistema de Compras e Intenções de Demanda, que tem o objetivo otimizar e dar celeridade no andamento dos processos administrativos. O Governador do Estado, Wellington Dias, Secretário de Saúde Florentino Neto, diretores de hospitais e demais autoridades compareceram ao evento.

Governador Wellington Dias/ Créditos: José Alves FilhoO Catálogo de Sistema de Compras já é utilizado no Governo do Ceará, que realizou o compartilhamento de banco de dados com o Piauí. No Estado, ele será composto por 76 mil itens, com o intuito direto de dar um passo definitivo para centralização das licitações, permitindo comprar com mais agilidade e menor preço.

Nádia Costa // Créditos: José Alves Filho

Nádia Costa, diretora do Hospital Regional Chagas Rodrigues de Piripiri, informa que o lançamento do catálogo traz uma prática de facilidade diante de uma demanda diária crescente “A iniciativa do governo em realizar esse banco de dados traz inúmeros benefícios não só para a capital, como também para as unidades do interior. Ele vai fazer com que as demandas tenham uma celeridade maior e menor custo para o governo”, falou.

Nádia relata que as demandas hospitalares são desafios diários dos hospitais regionais, principalmente   os mais distantes do centro de atuação da Sesapi, que fica em Teresina. A  próxima etapa do catálogo começa na próxima semana, com a capacitação dos profissionais da equipe de compras para o gerenciamento do sistema. 

Secretário de Saúde Florentino Neto// Créditos: José Alves Filho

Florentino Neto, Secretário de Saúde, esclarece que esse sistema vai trazer vantagens como a agilidade no processo de construção da demanda, ter um sistema que permita um maior planejamento na compra e a precaução contra problemas de abastecimento e economia. 

Créditos: José Alves Filho

 O Piauí tinha 35 unidades hospitalares realizando compras. Diante disso, o sistema foi a ideia mais "racional" para a imposição de um preço único e unidade para as demandas, defende Florentino.

“Nós compraremos em maiores quantidades e consequentemente com menores preços. Uniformizando e unificando os produtos que serão adquiridos, pois cada hospital baseado no catálogo de 76 mil itens, conforme o sistema informatizado, poderá cadastrar sua demanda que será consolidada, para que façamos licitações gerais da secretaria”, informa o Secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES