Governo reduz ICMS de grãos beneficiando produtores e consumidores

O incentivo fiscal vale nas operações internas e interestaduais.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí reduziu para 2% a carga tributária referente ao ICMS em operações envolvendo diversas culturas produzidas no estado. A portaria, publicada no Diário Oficial, engloba o milho, milheto, soja e sorgo, que possuem alíquotas de 12%.  A medida beneficia produtores e consumidores, já que o incentivo deve se refletir nas prateleiras. O incentivo fiscal vale nas operações internas e interestaduais. Além de produtores, abrange atacadistas de grãos, atacadista de matérias-primas agrícolas e comércio atacadista de cereais.

“É um incentivo que o Estado está dando através do nosso governador para a cadeia produtiva de grãos. São produtos largamente utilizados na cadeia produtiva, como a soja, de onde derivam vários outros produtos, como o óleo por exemplo. A gente diminui a carga tributária e isso faz com que o produto seja barateado para o consumidor lá na ponta”, afirma o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles.

O benefício fiscal será concedido através de credenciamento prévio ao abrigo de regime especial e parecer favorável emitido pela Unidade de Administração Tributária da Secretaria de Fazenda do Piauí. “Vai simplificar a forma da própria tributação, que ao invés de apurar débito e crédito, vai desburocratizar com apuração simplificada para estes produtores, principalmente na região dos Cerrados”, explica o superintendente da Receita Estadual, Emílio Junior.

Reprodução

De acordo com a portaria, o credenciamento será concedido, inicialmente, pelo período de seis meses, contados a partir do 1º dia do mês subsequente ao ato concessivo autorizativo e após comprovação por parte do contribuinte que, efetivamente, enquadra-se nas atividades econômicas. Expirado o prazo de seis meses, o credenciamento poderá ser renovado pelo período de um ano. O credenciamento somente será concedido aos contribuintes que tenham inscrição estadual.

Pequenos produtores podem diferir imposto

Outro benefício, também estabelecido em portaria, possibilita o pequeno produtor diferir (transferir) o pagamento do imposto para o comprador, que geralmente são grandes atacadistas e empresas de industrialização.

“Se os pequenos produtores venderem para produtores industriais ou atacadistas, essa carga final de tributação vai ser de responsabilidade dessas empresas. Para os pequenos isso é muito bom, pois eles saem da burocracia e deixa isso para quem tem uma estrutura melhor”, ressalta Emilio Junior.

O diferimento apenas será aplicado nas operações destinadas a estabelecimento industrial ou atacadista, inscrito no Cadastro de Contribuintes do Estado do Piauí (CAGEP), devidamente credenciado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES