Governo tira o Minha Casa das prefeituras e transfere para ministério

A faixa 1 do MCMV é destinada a famílias sem acesso a crédito imobiliário

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo vai transferir das prefeituras para o Ministério da Cidadania a seleção dos beneficiários da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida (MCVM). A responsabilidade hoje é compartilhada com os Estados quando estes cedem terrenos ou fornecem equipamentos públicos aos complexos habitacionais. “Isso é uma fonte de fraude muito grande no mercado”, disseo ministro Gustavo Canuto, do Desenvolvimento Regional.

A faixa 1 do MCMV é destinada a famílias sem acesso a crédito imobiliário, por isso o subsídio é integralmente coberto pelo Tesouro Nacional. A partir de agora, informou Canuto, a ideia é usar o Cadastro Único para selecionar as famílias elegíveis pelos critérios do programa. A centralização do processo decisório em Brasília é sensível porque retira poder dos prefeitos e também de governadores e deputados em pleno ano eleitoral.

Canuto afirmou estar preparado para enfrentar “total resistência” à mudança, mas observou que o presidente Jair Bolsonaro “veio para mudar isso”. De acordo com ele, voto é algo que não se pode confundir com benefício social. “Precisamos atender a quem mais precisa e nunca transformar isso em moeda de troca eleitoral”, disse.

Na sexta-feira, o ministério vai liberar R$ 152 milhões para o prolongamento da Linha 9 da CPTM, maior convênio da União com o governo de São Paulo. Nas capitais onde o metrô é federal a privatização está atrasada, admitiu Canuto, mas assegurou que a rede da CBTU será cindida. Com isso, o metrô de Belo Horizonte será privatizado à parte. O ministro disse ainda que, embora o texto da Câmara sobre saneamento não seja o ideal, o governo quer aprová-lo até junho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES