Grandes cruzeiros turísticos voltam ao mar no Mediterrâneo

Setor calcula perdas de 25,5 bilhões de euros com a interrupção das viagens na Europa.

Cruzeiro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro transatlântico a voltar ao Mediterrâneo zarpou no fim da tarde deste domingo (16) de Gênova, Itália, no momento em que a indústria turística busca se recuperar da pandemia. A saída do "MSC Grandiosa", da MSC Cruzeiros, representa um teste de risco para o setor dos cruzeiros, tanto no mercado-chave do Mediterrâneo quanto em outras regiões. O navio fará escala nos portos de Civitavecchia, Nápoles, Palermo e La Valeta, Malta, em sete dias de viagem.

Cruzeiro turístico  parte do porto italiano - Foto: AFP

"Não poderia perder o primeiro cruzeiro após a Covid-19", declarou a viajante Rosalba Scarrone, 64, no momento do embarque. "Já fiz 87 cruzeiros. Você pode imaginar o que sofri desde fevereiro."

A indústria dos cruzeiros foi prejudicada pela crise econômica derivada da crise de saúde, mas também pelas críticas envolvendo a gestão da pandemia dentro dos navios no momento dos primeiros casos. A Costa Cruzeiros (filial da Carnival) decidiu adiar para setembro o retorno parcial de seus navios ao mar.

O setor dos cruzeiros representa na Europa um volume de negócios de 14,5 bilhões de euros ao ano e cerca de 53 mil empregos, segundo a Associação Internacional das Companhias de Cruzeiros (Clia), que calcula em cerca de 25,5 bilhões de euros o prejuízo gerado na Europa pela interrupção das viagens.

"Este cruzeiro representa um sinal tangível do retorno de um dos setores econômicos fundamentais da nossa cidade", declarou o prefeito de Gênova, Marco Bucci. Mais de 2 milhões de viajantes embarcaram no ano passado em cruzeiros na capital da Ligúria.

O governo da Itália, que se esforça para reativar a economia do país após um confinamento de mais de dois meses, autorizou as operadoras de cruzeiros a voltar a operar a partir de ontem. Segundo a MSC, seus navios navegarão, por ora, com cerca de 70% de sua capacidade.

Passageiros de cruzeiro - Foto: AFP

Riscos

Os olhares do setor estarão voltados para o MSC Grandiosa, após o fracasso da pequena empresa norueguesa Hurtigruten, obrigada, no começo do mês, a suspender novamente seus cruzeiros, depois que dezenas de passageiros e tripulantes foram infectados.

Autoridades de saúde mundiais criticaram a reação lenta das empresas de cruzeiros frente à propagação do vírus antes de suspenderem suas viagens por completo, em março. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins fornecidos pela Clia, foram registrados 3.047 casos e 73 óbitos causados por coronavírus a bordo de transatlânticos afiliados à associação.

A MSC Cruzeiros afirma que seu novo protocolo de segurança vai além das normas nacionais e do setor. No terminal de embarque, passageiros e tripulantes serão submetidos a um teste sanguíneo e sua temperatura será checada diariamente. As refeições serão servidas diretamente nas mesas, para reduzir o risco de contágio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES