GRAVE: Planeta pode romper limite de aquecimento até 2027

Novo estudo da Organização Meteorológica Mundial diz que há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar o limite de 1,5°C

Temperaturas devem subir a níveis recordes nos próximos cinco anos | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial Meteorológica (OMM) divulgou hoje, dia 17, que as temperaturas globais devem atingir níveis históricos nos próximos cinco anos, devido ao aumento dos gases do efeito estufa e ao fenômeno El Niño. Segundo um novo relatório divulgado pela agência da ONU, há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5°C entre 2023 e 2027. 

Segundo a OMM, a combinação desses dois fatores contribuirá para um aumento significativo nas temperaturas em todo o mundo. O efeito estufa, causado principalmente pela emissão de gases como dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4), retém o calor na atmosfera, levando ao aquecimento global.

"A OMM está soando o alarme de que iremos ultrapassar temporariamente o nível de 1,5°C com frequência cada vez maior”, disse.

Além disso, o El Niño, um fenômeno climático natural caracterizado pelo aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico, terá um impacto adicional no clima global. Durante um episódio de El Niño, as temperaturas da superfície do mar aumentam, afetando os padrões climáticos em várias regiões do mundo.

Essa previsão da OMM ressalta a urgência de medidas para combater as mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases do efeito estufa. O aumento contínuo das temperaturas globais traz consequências graves, como o derretimento acelerado das geleiras, o aumento do nível do mar e eventos climáticos extremos mais frequentes e intensos.

A comunidade internacional, governos e setores industriais precisam intensificar seus esforços na transição para fontes de energia limpa e na implementação de políticas sustentáveis para mitigar os impactos das mudanças climáticas. Ações coletivas e individuais são necessárias para preservar nosso planeta e garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES