Grávida de 8 meses vítima de dengue hemorrágica é enterrada

Lígia foi internada na última quinta-feira com suspeita de dengue.

Grávida de 8 meses vítima de dengue hemorrágica é enterrada | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi sepultada na manhã desta quarta-feira a mais recente vitima da dengue hemorrágica em Minas Gerais. Lígia Mara Barcelos, 20 anos, que estava grávida de oito meses, morreu na terça-feira por decorrência da doença. O feto não resistiu e também morreu. Os familiares pediram para que mãe e bebê fossem enterrados na mesma urna.

Lígia foi internada na última quinta-feira com suspeita de dengue. No sábado, ela teve uma piora e foi encaminhada para Centro Terapia Intensiva (CTI). Ontem, ela não resistiu e morreu.

A jovem, no entanto, é apenas mais uma das 28 vitimas fatais da doença em 2013. Os casos já confirmados, segundo a Secretária de Estado de Saúde, são de mais 123 mil infectados, mais que em todo o ano de 2012. Somente em Belo Horizonte, 4,2 mil casos foram confirmados.

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais acredita que a doença se espalha pelo Estado tão rapidamente por dois motivos: o primeiro é a rápida proliferação, e o segundo seria o descuido das prefeituras ao combate, por conta das eleições municipais.

Soluções

Para combater o problema, uma nova estratégia começa a ser adotada em Minas Gerais. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, as equipes usarão hipoclorito de sódio (água sanitária).

"Fizemos uma discussão técnica com o Ministério da Saúde sobre o risco ambiental da utilização do larvicida tradicional. Pela primeira vez, vamos fazer o uso massivo da água sanitária com a função de larvicida. O líquido é eficaz e pode ser utilizado também no combate às larvas do mosquito da dengue. Os agentes de endemias, em visitas aos domicílios, levarão a água sanitária para as famílias nos pontos onde existirem maior cadeia de transmissão da doença", explicou.

Ainda de acordo com a secretaria, mais de 1 milhão de litros da solução será distribuída para a população dos 237 municípios mineiros que apresentam situação mais delicada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES