Grávida, usuária de crack diz que come lixo e vive na rua por vício

Viciada há vários anos, ela disse que morou um ano embaixo da ponte e perdeu os filhos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Grávida de seis meses, uma usuária disse à TV Record Brasília que "come lixo e vive nas ruas" para alimentar o vício do crack. Viciada há vários anos, ela disse que morou um ano embaixo da ponte e perdeu os filhos.

? A gente não tem mais nenhum objetivo. Perdi casa, marido, filhos, tudo, e mesmo assim ainda não consegui sair.

Uma realidade devastadora. Conhecida por crianças, jovens adultos e idosos, muitos se tornam reféns logo na primeira pedra. Difícil mesmo é abandonar o vício depois que ele passa a ser a principal companhia do usuário.

No Setor Comercial da Asa Sul, área central de Brasília, os crackeiros são vistos a todo o momento em bueiros e calçadas perambulando como zumbis. O que chama a atenção, porém, é a grande quantidade de mulheres entre eles.

Durante a reportagem, a TV Record Brasília flagrou uma, com corpo franzino, destruído pelo crack. De forma agressiva, ela pediu dinheiro com o pretexto de comer.

A equipe foi com ela até uma lanchonete e se propôs a comprar algo, mas ela não parecia estar com fome e sim pertubada.

Confessou que havia fumado e os sinais eram nítidos. A conversa não fluiu e como estava fora de controle, chegou a dizer que fuma de 300 a 500 pedras por dia.

Mulheres que estão espalhadas pelas cracolândias de todo o País começam a representar um número preocupante: dez por cento das usuárias de crack no Brasil estavam grávidas quando responderam à última pesquisa encomendada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre drogas feita pela Fiocruz. Mais da metade delas já engravidaram pelo menos uma vez desde que começaram a usar a droga.

Algumas mães, mesmo sabendo que estavam grávidas, não deixaram o vício. A cozinheira Juliana Oliveira, por exemplo, usou crack por três anos e há dois meses está limpa graças a ajuda da Casa de Recuperação Salomão.

Ela disse que não conseguiu deixar a droga, mesmo sabendo que carregava uma filha na barriga.

? Tinha muito medo de perder minha filha, pensava bastante que ela poderia até mesmo não nascer, mas o crack é um vício tão devastador que não deixa você ter amor por nada nem por ninguém. Não há controle da situação. Fumei até o último dia, até ter minha filha. Ela é linda e não consigo me perdoar por saber que eu poderia ter feito algo bem pior com ela.

Apesar de não ter ficado com sequelas físicas, a filha da cozinheira apresenta alguns comportamentos estranhos, provavelmente em função do crack consumido pela mãe durante a gravidez.

? Ela é mais agitada, tem um ano e sete meses e é bem agressiva para a idade que tem. Os médicos dizem que talvez ela tenha dificuldades em aprender. Quero ter outros filhos e saber o que é estar grávida, nunca soube.

A balconista Odânia Batista Garcez foi viciada por nove anos. Parou quando soube da gestação, mas admite que retomou o uso após o nascimento.

O vício da ex-usuária Cristina Aparecida Barbosa começou em Belo Horizonte, mas o enredo não foi diferente. Ela conheceu o crack quando o segundo filho tinha dois meses. Foram sete anos de uso.

Além disso, ela consumiu maconha, bebida alcoólica, cocaína e até merla. Durante este período, engravidou do terceiro filho e usou a droga até o último dia de gravidez.

O sonho da ex-viciada é ter algo que sempre esteve ao alcance dela, mas que a pedra tomou lugar e não a deixou aproveitar.

? Quero ter uma família. Tinha filhos e maridos, mas nunca fomos uma família. Quero adquirir uma agora.

Centro de Recuperação Salomão

O Centro de Recuperação Salomão recebe 20 mulheres de uma só vez, que ficam internadas durante seis meses.

O local sobrevive da ajuda de igrejas e da fé de seu José Silva Pinto, usuário de drogas por 32 anos, que fundou o local. Ele furtou, roubou, traficou, chegou a ficar preso durante 12 anos e transformou uma antiga boca de fumo em casa de recuperação.

? Em 2006, quando saí da cadeia, comecei a trabalhar com recuperação de homem e uma mulher me pediu ajuda e não pude dar porque não tinha para onde levá-la. Tinha essa chácara e tive a ideia de construir o centro. Aqui, elas são ensinadas a restituir o que foi perdido.

A psicóloga Fátima Sudbrack, professor da UnB (Universidade de Brasília), explicou que o uso de drogas na gravidez pode ter graves consequências, físicas, psíquicas e mentais.

? Depende de vários fatores, desde a quantidade ao tipo de droga, mas é sempre uma situação de alto risco que essas crianças são expostas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES