Great International School é a primeira escola sustentável do Piauí

Ações de preservação e respeito ao meio ambiente fazem parte da arquitetura e do ensino no dia a dia.

Great School | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Great tem a valorização do verde no campus e no ensino aplicado diariamente - Foto: Divulgação

A cidade de Teresina, capital do Piauí, tem um grande diferencial na educação ambiental e sustentável, tornando-se referência para todo o Nordeste no país. No coração da cidade, em meio a zona urbana, o campus da Great International School se apresenta como um ambiente de conexão com a  natureza, proporcionando bem-estar com uma área verde de 55.000m² quadrados e conceito de espaço que educa e promove ações de respeito ao meio ambiente por meio da arquitetura e do ensino aplicado diariamente. 

A Great valoriza a sustentabilidade na edificação e na educação. O projeto assinado pelo Studio Dlux revitaliza a estrutura do antigo Jockey Clube, respeitando todas as áreas verdes existentes e ainda realiza o acréscimo de diversas espécies, entre arbustivas, porte arbóreo, forração e frutíferas, que somam o total de 5.740 mudas.

Trata-se de uma instituição de ensino pioneira no Piauí, que une um patrimônio histórico cultural e uma nova concepção,  o tradicional e o moderno, criando  ambientes sustentáveis e acolhedores, que instigam a criatividade. Vem dessa proposta de escola com consciência ambiental, recomendada pela UNESCO, o programa de plantio realizado com as famílias fundadoras,  em que a direção convidou os primeiros alunos matriculados e seus pais para realizarem o plantio de mudas em diversas áreas no campus.

“Essa ação de responsabilidade social é uma maneira de fortalecer vínculos, incentivando o cuidado com o meio ambiente e criando conexões com a natureza, proporcionando bem-estar e possibilitando que eles vivenciem o conceito de espaço que educa. Assim, destacamos a importância de práticas sensoriais de contemplação e cuidado com o mundo em que vivemos”, explica Graciela Coracini, diretora pedagógica Great. 

Famílias fundadoras Great realizaram o plantio de mudas vivenciando o conceito de espaço que educa - Foto: Divulgação

HORTA E FAZENDA

Engajada na missão de contribuir com a formação de cidadãos globais, criativos e empreendedores, motivados a colaborar com um mundo melhor e mais pacífico, a Great oferece um ambiente onde crianças e jovens podem reconhecer a importância da sustentabilidade e  valorização do verde em seu cotidiano. Por isso, toda a proposta pedagógica envolve aulas ao ar livre, que prezam pelo contato com a natureza, e oferecem um aprendizado mais saudável, acolhedor e atrativo.  Faz parte disso o jardim sensorial, com espelho d’água, a casa na árvore, que leva madeira de eucalipto de manejo sustentável, e a agrofloresta. 

Na Great, as crianças contam com um amplo espaço verde para brincar, aprender e reconhecer a importância da sustentabilidade - Foto: Divulgação

Em aulas ao ar livre, as crianças também aprendem sobre plantio e cultivo de plantas arbóreas e frutíferas - Foto: Divulgação

O conceito de espaço que educa e escola sustentável também se apresentam na horta vertical em formato de casa montessoriana, no pomar com jabuticabeira, seriguela, acerola e outras frutíferas, e em uma fazenda, a Great Farm, onde há a convivência com coelhos, bodes, galinhas, entre outros animais. Ou seja, uma área que instiga o tato, o olfato, o paladar, a audição e  que proporcionarão experiências enriquecedoras para as crianças.

“Em convívio frequente com o meio ambiente, os estudantes aprendem mais sobre cuidar e a importância de valorizar a fauna e flora.  Por isso, também temos uma disciplina eletiva de agronomia. Assim, é possível despertar a atenção de formas diferentes: observando a natureza, elas podem aprender sobre ciências, arte ou geografia, por exemplo. Afinal, a natureza, em si, é educadora e benéfica para o desenvolvimento físico e intelectual”, diz John Whittlesea, diretor pedagógico da Great. 

A Great Farm é um dos espaços dedicados ao convívio e cuidado com os animais - Foto: Divulgação

Nessa ampla área ao ar livre, crianças e jovens têm um ambiente de aprendizado com experiências - Foto: Divulgação

ENERGIA SOLAR 

Bem além do ensino, a escola tem em sua edificação diversas práticas que demonstram o respeito ao meio ambiente. Uma das ações de responsabilidade ambiental é a utilização de energia sustentável. 

Não há forma mais prática de ensinar às novas gerações sobre consciência social e ambiental do que pelo exemplo. Essa prática está no dia a dia da Great por meio de um  sistema de energia solar fotovoltaica que permite o uso de energia renovável, limpa, que não agride ao ambiente e que faz toda a diferença no presente e no futuro do nosso planeta. 

Escola conta com um sistema de energia solar fotovoltaica que permite o uso de energia renovável - Foto: Divulgação

Isso também é uma realidade no playground, um divertido espaço de brincar, interagir e participar repleto de sustentabilidade. O local conta um parque aquático moderno e muito seguro para as crianças brincarem com tecnologia dos pisos emborrachados EPDM e uma água tratada, filtrada e 100% reaproveitada.

Todas as ações se somam para promover a vida, o contato e a preservação da natureza. Essa é uma realidade que está se tornando cada vez mais comum e tem sido a proposta de escolas referências em educação no mundo. Postura e práticas contemporâneas para formar uma geração que planta o exemplo para as futuras gerações.

A escola também dispõe de um parque aquático moderno e seguro com água 100% reaproveitada - Foto: Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES