Greve dos ônibus: SETUT classifica ato como ilegal e vai acionar MPT

Motoristas e cobradores pedem cumprimento dos seus direitos por parte dos empresários.

ônibus | Portal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 10h20

Em nota, o SETUT se manifestou e afirmou que recebeu a greve com estranheza visto que não houve comunicação formal, tratanto o caso como ilegal. Confira a nota na íntegra:

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que recebeu com estranheza a deflagração de greve por motoristas e cobradores nesta terça-feira, dia 13. A entidade reforça que não houve uma comunicação formal do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), conforme previsão legal, para o SETUT e a Strans. 

O Sindicato lamenta a atitude ilegal da categoria que na manhã de hoje (13) não permitiu que nenhum veículo saísse das garagens, infringindo, mais uma vez, a última decisão do TRT e MPT que determinou em agosto passado, que 70% da frota circulasse em horário de pico e 30% em horário entrepico. 

Além disso, a entidade repudia a intransigência da categoria laboral que fez várias ameaças de depredação de ônibus, caso os mesmos fossem liberados das garagens e circulassem pela cidade. O SETUT informa que acionará o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) ainda hoje para que os órgãos intercedam diante de tantos atos ilegais contra a população, principal prejudicada com o movimento grevista. 

Vale ressaltar que as empresas vêm cumprido com os pagamentos da folha aos seus colaboradores (motoristas, cobradores e demais setores). Sobre o ticket alimentação e plano de saúde, a entidade esclarece que desde de janeiro de 2020, as empresas estão desobrigadas a pagar, uma vez que estes itens não foram motivos de negociação coletiva para 2020. 

Portanto, não há obrigação legal. As empresas destacam ainda que motoristas e cobradores têm recebido material de Proteção Individual, conforme é previsto pelo Plano de Segurança do Transporte Público.

Greve dos ônibus: Sintetro diz que não há previsão de acordo

Motoristas e cobradores de ônibus de Teresina deflagraram greve na manhã dessa terça-feira, 13 de outubro, reivindicando o pagamento de seus direitos por parte dos empresários. De acordo com Paulo Rosemberg, secretário de finanças do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), a categoria não pede aumento salarial, mas sim o cumprimento dos seus direitos.

“Nós não estamos reivindicando aumento de salário, só queremos que volte nossos benefícios, o que é de direito. Queremos que os empresários cumpram a Medida Provisória da lei 936, que é o pagamento dos 30% para a classe trabalhadora através do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, pagamento do ticket alimentação, plano de saúde, nós estamos sem nenhuma estrutura de poder exercer o nosso trabalho, não temos sequer um local para fazermos nossas necessidades fisiológicas”, afirmou o secretário acrescentando que até o presente momento não existe nenhuma previsão de acordo.

Paulo Rosemberg afirmou que não existe previsão de acordo

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) anunciou que vai garantir o funcionamento de transporte alternativo a partir desta terça-feira (13) para atender usuários do transporte público durante a greve de motoristas e cobradores de ônibus em Teresina. 

O  sindicato da categoria informou à Strans sobre o movimento no final do expediente da última sexta-feira (9) sem explicar a razão da paralisação. Pela lei, o comunicado deveria ter sido feito com 72 horas úteis de antecedência.  “Recebemos essa decisão com surpresa. Lamentamos a situação  e vamos acionar o Ministério Público do Trabalho porque o sindicato não nos apresentou nenhuma pauta de reivindicações”, ressaltou o gestor da Strans, Weldon Bandeira.

Motoristas e cobradores deflagraram greve na manhã de hoje



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES