Greve dos professores da rede estadual poderá acabar ainda hoje (6)

Somente hoje os professores voltarão a se reunir com representantes do governo do Estado.

MANIFESTAÇÃO | O Palácio de Karnak foi o local escolhido para os manifestantes ontem | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os professores da rede estadual de ensino decidiram ontem, durante assembleia geral, dar seguimento à greve, que já dura mais de uma semana. A categoria, no entanto, se reunirá hoje com representantes do governo do Estado, para tentar uma negociação.

Os professores não abrem mão do reajuste salarial referente ao piso nacional do magistério. A reunião que acontece na manhã de hoje é para tentar pôr fim ao impasse entre Governo do Estado e os professores.

Deverão comparecer o secretário de Educação, Átila Lira, o secretário de Fazenda, Antônio Silvano Alencar, e o secretário de Administração, Paulo Ivan da Silva.

“O piso salarial, que deveria estar sendo pago desde janeiro, deve ser repassado aos professores e nós não abrimos mão disso”, disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí, Odeni Silva.

Na última reunião entre professores e representantes do governo, que aconteceu quinta-feira da semana passada, não se chegou a um acordo satisfatório para os grevistas. Segundo Odeni, a proposta do governo era pagar o piso apenas aos professores de classe A e B.

“Hoje nós somos 24 mil professores em todo o Estado e a proposta do governo contemplaria apenas 2 mil profissionais e nós não podemos aceitar isso. Vamos ver o que será decidido com essa reunião de hoje”, argumentou. Essa proposta, segundo Odeni, provocou descontentamento, principalmente nos professores que ainda não tinham aderido ao movimento.

“Nós estamos com 90% dos professores da rede estadual parados em todo o Estado. A nossa greve, que já começou forte, se fortaleceu ainda mais com a última proposta do governo do Estado”, afirmou.

O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do Magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011.

Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica- Fundeb, no mesmo período.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES