Greve dos profissionais da saúde do HU-UFPI é suspensa após decisão do TST

A medida exige que os sindicatos garantam a manutenção de trabalhadores no percentual mínimo de 80% em cada área administrativa e de 100% para cada área médica e assistencial

Hospital Universitário da UFPI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A greve dos profissionais da saúde que atuam nos Hospitais Universitários, administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entre eles o HU-UFPI, foi suspensa após decisão do Tribunal Superior do Trabalho. Na noite de quinta-feira (13), o TST emitiu uma liminar tratando sobre a presença dos profissionais em toda a Rede Ebserh. 

A medida exige que os sindicatos garantam a manutenção de trabalhadores no percentual mínimo de 80% em cada área administrativa e de 100% para cada área médica e assistencial das unidades, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, em caso de descumprimento. 

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), que encabeça o movimento, lançou na manhã desta sexta-feira (14), orientação aos representantes nos estados para que suspendam a greve. De acordo com a entidade, a decisão foi considerada desproporcional, mas devem recorrer já que, a greve foi iniciada por descumprimento de requisitos legais que a empresa vem tomando. 

Representantes estão preparando recursos para questionar a decisão do TST. "Vamos cumprir a decisão judicial, mas vamos seguir lutando e não vamos nos curvar", informou o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, em vídeo divulgado hoje. 

A paralisação não durou um dia, pois havia iniciado na quinta-feira (13), sendo interrompida com a decisão da justiça. Entre as reivindicações das categorias estão o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e manutenção do índice de cálculo da insalubridade sobre o vencimento básico e não sobre o salário mínimo, como vem sendo proposto pela Ebserh.

Greve no Hospital Universitário é suspensa após decisão do Tribunal Superior do Trabalho | FOTO: Divulgação 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES