Greve geral pode parar transporte e escolas na sexta-feira (14)

Greve geral contra a Reforma da Previdência mobiliza categorias na próxima sexta-feira (14). A mobilização nacional deve envolver outros debates.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os sindicatos do Piauí decidiram por uma greve geral, na próxima sexta-feira, dia 14, em defesa da Previdência. A paralisação está marcada para começar às 8h, e deverá se estender durante todo o dia. A concentração será em frente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que fica nas proximidades da Praça da Bandeira, no centro de Teresina.

Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários do Piauí, Gilberto Paixão, transporte coletivo e as escolas públicas devem paralisar.

Os sindicalistas já estão organizados para o evento, que deverá contar com trabalhadores da capital e de vários municípios do interior. "A organização está muito boa. Hoje, nós sentimos que o povo está querendo se manifestar em defesa da Previdência, mas estamos vendo que existem muitos outros temas a serem colocados e discutidos durante a greve geral", comentou Gilberto Paixão, em entrevista concedida ao Jornal Meio Norte.

Segundo ele, por conta do novo momento da discussão política e o Judiciário, a pauta poderá ser ampliada. A pauta para a greve, de acordo com Gilberto Paixão, foi puxada pela Central Única dos Trabalhadores, juntamente com os demais sindicatos, em âmbito nacional, com o objetivo de paralisar geral.

"O objetivo específico é barrar a Reforma da Previdência, pelo fato de a reforma não estar sendo discutida e tampouco debatida. E o trabalhador quer participar da discussão", acrescentou. O sindicalista diz ainda que a Reforma da Previdência é rejeitada por todo o trabalhador.

Segundo ele, os pontos que mais afetam os trabalhadores são os fatores do aumento da idade para a aposentadoria, o tempo de contribuição, o setor rural, que é um dos maiores prejudicados e, ainda, o aumento do tempo de idade, em se tratando da mulher.

"É uma discussão importante, em nível nacional, por conta de já haver, hoje, uma fragilidade devido a transição dessa Reforma da Previdência no Congresso. Vamos fazer um movimento de rua. Vamos andar pelas ruas do comércio, que deverá estar fechado, como também estarão paralisados o transporte coletivo e as escolas, que entrarão no conjunto de debate", finalizou Gilberto Paixão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES