Grupo usa site de leilão para aplicar golpes a empresários no Piauí

Golpes virtuais disparam com covid-19, segundo pesquisa.

Empresário no Piauí é vítima de tentativa de golpe em clonagem de site de leilão | (Reprodução/ Portal Integração)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um quadrilha tentou aplicar um golpe contra um empresário na cidade de Oeiras, no sul do Piauí, através da clonagem de um site de leilões. De acordo com informações da vítima, em reportagem ao portal Integração, eles entraram em contato via whatsapp, enviaram um link como suporte para tirar dúvidas, um número para chamada e o link do site. 

Ainda segundo as informações  do empresário, que não quis se identificar,  os golpistas enviam um documento com a simulação do valor de depósito para que reconheça firma em cartório, assine e deposite o valor estipulado na compra do lote. Os criminosos estão clonando sites de leilão para aplicar o golpe. Nas páginas, eles expõem carros com preços atraentes, a vítima deposita o dinheiro na conta dos golpistas e não recebe o carro nem o dinheiro de volta, informa a reportagem. Ao perceber a ação criminosa, imediatamente ele denunciou o fato à imprensa local. 

Empresário no Piauí é vítima de tentativa de golpe em clonagem de site de leilão (Reprodução/ Portal Integração)

Número de golpes virtuais cresce durante a pandemia 

Entre 20 de março e 18 de maio, a busca de informações pessoais e bancárias de brasileiros na chamada dark web cresceu 108%, de acordo com uma pesquisa feita pela Refinaria de Dados, empresa especializada na coleta e análise de informações digitais. O número de buscas diárias alcançou 19,2 milhões ante 9 milhões no período pré-covid-19. Outro dado que corrobora o aumento das tentativas de golpes virtuais é o crescimento dos chamados phishings, nome dado a prática que usa e-mail ou SMS para roubar informações do usuário. 

Segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o número de phishings aumentou 70% no pós-covid. Neste caso, os criminosos enviam mensagens com informações que chamam a atenção do usuário, que clica em um link e, a partir daí, permite a captura dos dados pessoais. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES